fbpx

Introduzindo marketing aplicado à cooperativa

Introduzindo marketing aplicado à cooperativa

Através de uma cooperativa, um grupo de empreendedores, por exemplo, pode se reunir para ganhar mais, montar uma indústria para beneficiar produção, etc. Nesse tipo de organização, as pessoas que compõem o quadro de associados são, ao mesmo tempo, proprietárias e clientes da cooperativa. E por esse motivo a atenção com o público alvo deve ser dobrada e direcionada, avaliando necessidades e desejos, adotando orientações de marketing para melhores resultados.

cooperativaMarketing aplicado à cooperativa é muito mais que venda e propaganda ou promoção. É instrumento primordial para que a cooperativa se destaque das demais empresas do mercado. Na cooperativa o marketing se preocupa com o relacionamento interno entre os cooperados, organização e clientes, canalizando esforços para que a mesma desenvolva e cresça.

Implantação de marketing ou definição de comunicação não tem regra específica. Cada organização deve consultar uma assessoria direcionada para delimitar os passos a serem seguidos. Mas deixo como ideia 4 passos para iniciar aplicação de marketing em uma cooperativa.

A cooperativa deve:

  1.  Concentrar reflexão sobre especificidades de seu produto/serviço;
  2. Efetuar pesquisa de mercado para obter visão clara do campo de atuação;
  3. Estabelecer objetivos e metas a atingir;
  4. Escolher estratégias adequadas a seu tipo de serviço, não se esquecendo da especificidade de seu público.

Esses passos podem ser simplificados, então chamamos de: Análise de situação. É necessária essa análise para que a cooperativa inicie o desenvolvimento de seu plano de marketing. Essa análise determina as situações favoráveis e desfavoráveis, com base em dados externos, além dos tradicionais pontos fortes e fracos com base nos dados internos. Nessa etapa inicial se formula descrição da cooperativa diante o atual clima econômico, político e social, para estabelecer as oportunidades. É nessa fase também que esclarecemos a posição da cooperativa diante a concorrência. Elabora-se um roteiro com as informações e conclui-se a análise com um panorama de oportunidades. Com base nas oportunidades inicia-se o trabalho do marketing direcionado.

Marketing direcionado à cooperativa é assunto para o próximo artigo. E se tiverem alguma dúvida sobre comunicação, marketing, propaganda em/para cooperativas, deixem como comentário para que eu possa acrescentar conteúdo no próximo tema.

Até a próxima!

Hayane_Souza

 

0

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *