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Encantar o cliente requer simplicidade!

Encantar o cliente requer simplicidade!

“A simplicidade é o último grau de sofisticação (Leonardo da Vinci)”

Podemos dizer que quanto mais simples o relacionamento com o cliente, mais difícil é o atendimento. O que todos querem é um atendimento simples, rápido e com satisfação. Em um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento se tornou obsoleta e o encantamento da simplicidade é o diferencial. Independente do canal de atendimento ou local da venda o que as pessoas querem passa pela simplicidade… mesmo que ela seja difícil de ser realizada e que o maior problema das empresas com os clientes está na capacitação de pessoas para resolver problemas.

Simplicidade

Dentro do processo de compra alguns itens precisam ser simples e práticos. O cliente não quer desculpas ou demora, acordo é acordo, eu compro de você e você ao menos faz bem feito a sua parte. Outro item simples, mas de complexidade na execução pela maioria das empresas é oferecer o produto no momento de necessidade do cliente.

Rapidez e Atendimento Instantâneo

Um dos itens que mais deixa os empresários de cabelo em pé é a questão do retorno rápido que originou em parte do atendimento 2.0 com as redes sociais. Aqueles que podem disponibilizam pessoas on-line para atendimento e resposta aos clientes. Os que não conseguem sofrem com a ira dos “clientes instantâneos”.

Superar a expectativa

Uma certeza em marketing de relacionamento é que os clientes se tornaram mais exigentes e conscientes não só de seus direitos, como também dos “mimos” que deverão receber para prestigiar uma empresa com sua preferência. Aqueles que conseguem superar a diferença entre a entrega do produto comprado e o valor adicional que o cliente recebe tem uma boa vantagem no mercado sobre os concorrentes.

Nesse contexto, existem algumas expectativas dos clientes se tornarem essenciais e, em qualquer que seja o segmento elas estão presentes e precisam ser realizadas.

– O cliente espera que o atendente se comprometa a ajudá-lo a resolver um problema ou atingir o objetivo;

– O cliente anseia, e muito, por sugestões e propostas de melhorias para o negócio dele;

– Espera também que a empresa não coloque seus interesses acima dos interesses dele;

– Que exista um comprometimento ao longo do tempo, mesmo que não haja uma oportunidade imediata de venda ou de negócio para a empresa;

Embora possa parecer simples atender a estas simples expectativas, pesquisas recentes demonstram que 97% das empresas não conseguem satisfazer mais do que 60% de seus clientes.

Uma das principais razões apontadas é que os profissionais responsáveis pelo atendimento não têm as competências exigidas para o bom desempenho da função.

A satisfação do cliente passa por um bom atendimento e pessoas capacitadas que solucionem a necessidade dele.

Anderson-Wenningkamp

 

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.

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