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Marketing de Influência Social: a decisão de compra no círculo social

Marketing de Influência Social: a decisão de compra no círculo social

O marketing de influência social trabalha em cima do campo comportamental das pessoas, ou seja, se baseia no estudo das formas e diretrizes que o círculo social de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos interage e, por conseguinte, influencia o modo de decisão de compra de seus membros. Pensando nisso, algumas pessoas podem dizer que ninguém as influencia a utilizar algo ou optar por um caminho ou outro de uma escolha. Sim, eu mesmo já escutei pessoas que alegaram que as outras pessoas de seu círculo social – isto envolve família, amigos, trabalho, mídia (claro), etc. – não possuem essa ‘força’ de influência. É claro que, para nós que aspiramos marketing, pois trabalhamos ou precisamos de algum modo cogitar estratégias de comunicação, dispomos em nossas mentes que, sim, estamos a mercê do mundo externo e é dele (do relacionamento social) que angariamos os benefícios da reciprocidade.

marketing-influencia-socialAssim sendo, observemos mais este método para acercar, ou melhor, aproximar, estreitar, os laços do relacionamento com o consumidor.

A maioria das pessoas quando pretendem buscar informações sobre uma marca, produto ou serviço, recorrem ao seu mapa social, o círculo de relacionamento que sustentam. Peguemos o exemplo ubíquo, sempre presente, das mídias sociais (para variar). Neste meio digital que nos consome, a maior parte dos usuários conferem a reputação da marca por postagens (posts) de seus contatos ou de outros perfis, e é exatamente esse feito interpessoal que exerce uma influência na decisão de escolha ou de visão perante a marca que os usuários possuem em mente. Hoje já é moda pronunciar a opinião pessoal sobre determinada marca. Agora, precisamos entender quem são e como se relacionam os indivíduos que são os catalisadores deste processo.

Estudar, consultar, pesquisar (pois os dados são de suma importância), aprofundar, checar e planejar sobre o processo de decisão de compra (influência social) de seu público é o que forma a base necessária para aplicar este método que, hoje, vem se tornando cada vez mais primordial – isto se já não for. Disponibilizamos de empresas e de muitas ferramentas para este tipo de estudo, e, acredito eu, vocês estão cansados de saber que, elas (ferramentas) devem fazer parte de nosso acervo de trabalho.

Entender este processo de decisão sempre será o nosso escopo, pois ele se renova e mantêm a roda gigante do marketing girando e abastecendo nossos espíritos desbravadores da comunicação.


Marcos-Holanda

 

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Marcos Holanda

Curioso. Inconstante. Inconformado. Seria interessante me conhecer um pouco mais pelos meus textos, eles representam parte de mim. Então, boa leitura!

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