fbpx

Como trabalhar o marketing cultural nas pequenas empresas?

Como trabalhar o marketing cultural nas pequenas empresas?

Como sabemos, o marketing cultural é ferramenta pouco conhecida (ainda). Mas o que se prega é que somente grandes empresas tem poder para praticar ações desse tipo, patrocinando e financiando projetos grandes e artistas famosos. Certo? Errado.

Marketing cultural pode SIM ser utilizado por pequenas empresas, pois esse tipo de ação visa o meio em que a empresa está inserida. Agrega valores positivos e de responsabilidade social, e a empresa ganha prestígio diante a sociedade por se envolver em causas que agraciam a cultura local. Esse tipo de ação deve ser utilizada como boa solução para comunicação, e caminhar junto com outras ações. O incentivo a cultura não deve caminhar sozinho, pois perde a força e o sentido.

4 importantes objetivos do Marketing Cultural para pequenas empresas:

1. Contribuir com a cultura local – diminuindo a barreira das empresas com os artistas/projetos de sua própria região.
2. Ajudar na valorização de artistas/projetos que não possuem métodos para apresentarem sua arte.
3. Agregar valores positivos, de responsabilidade social e aceitação do público ás empresas.
4. Diferenciar a empresa de seus concorrentes, inserindo novidade de ações em sua comunicação.

Exemplificando: O marketing cultural utilizado em pequenas empresas é o incentivo a um artista local que ainda não é reconhecido por seu trabalho. É o patrocínio de uma festa que regularmente acontece na região, mas não é bem divulgada. É aparecer junto a projetos que unem a sociedade (esportes, teatro, musicais…) e mostrar que a instituição se importa com isso.

O marketing cultural, se bem aplicado e utilizado junto a outras ações de comunicação pode definir uma identidade diferenciada para a pequena empresa. E você, acha que esse tipo de ação traz benefícios?

Hayane_Souza

 

0

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

4 comentários sobre “Como trabalhar o marketing cultural nas pequenas empresas?

  1. Sim, com certeza agrega valor a quem esta apresentando sua arte e quem está patrocinando, é uma via de mão dupla.
    Além de levar conhecimento ao público interno de sua empresa, que muitas vezes cria uma desculpa ou realmente não tem verba para custear ou apreciar um determinando evento. Acho válida qualquer ideia de levar aos colaboradores conhecimento fora de seu círculo cultural.

    0

    [Reply]

    Hayane Souza Reply:

    Ótima observação, Hosana.
    Obrigada por dividir conhecimento, e agregar.
    Continue visitando o Ideia.
    Abraço,

    att.,

    0

    [Reply]

  2. Gostei muito do texto, também acredito que é sim possível trabalhar estratégias de marketing cultural em pequenas empresas,muito utilizado em restaurantes (no período da noite)… e em datas comemorativas! :)

    0

    [Reply]

    Hayane Souza Reply:

    Obrigada David, por compartilhar sua opinião e conhecimento.
    O Ideia agradece também.
    Abraço,

    att.,

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *