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Como anda a sua comunicação?

Como anda a sua comunicação?

 Quem define nossa comunicação é o ouvinte ou nós somos responsáveis por tudo que falamos?

A comunicação é ação de tornar comuns as ideias. Nas empresas é um veículo por onde percorrem as informações sobre o planejamento, os planos de ação, as metas e objetivos organizacionais. O sucesso neste projeto vai depender da maneira que falamos e que somos compreendidos. Quando somos bem-sucedidos na comunicação chegamos aos resultados esperados. Ou seja, a comunicação só será eficaz quando for capaz de mudar a atitude das pessoas. E isto poderá ser definido através do feedback.

Uma das melhores formas para definir uma comunicação de qualidade é que, muitas vezes, não basta falar bonito ou construir frases excessivamente elaboradas. É necessário mobilizar os recursos em prol dos nossos objetivos. Neste encontro deve ocorrer um diálogo para compartilhar ideias em um clima de confiança e bem estar.

Falando em ambiente, é provável que você já deva ter ouvido falar em ruídos da comunicação que são uma série de fatores que interferem e bloqueiam a clareza da mensagem.

São quatro elementos que compõem a comunicação: Emissor, Mensagem, Canal e Receptor. Eles interagem formando nossa expressão e também a percepção do que está sendo dito. Por conta disso, o receptor muitas vezes define, sim, o que está sendo dito. Pois até onde se sabe, só há conversação quando estão duas ou mais pessoas. Neste sentido, trata-se do diálogo um processo de via dupla.

Estas barreiras podem ocorrer da parte do emissor em não utilizar uma linguagem adequada ao ouvinte ou a falta de paciência para dar maiores detalhes sobre uma determinada tarefa. Mas também pode ocorrer da parte do receptor, principalmente através de uma percepção seletiva, ou seja, só escuta o que lhe convém.

O medo de comunicar o essencial é responsável por definir o desenvolvimento da equipe. Desta maneira, faz-se necessário à utilização de um canal adequado para transmitir esta mensagem. Outra dica é verificar se sua mensagem contém os 3 C´s – Clareza, Coerência e  seja Completa.

Evite mandar mensagem. Sempre que possível diga diretamente ao interessado. Pois como diz um ditado aqui de Minas Gerais: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. De acordo com uma das estratégias de comunicação vertical devemos cruzar qualquer nível organizacional, “quebrar as hierarquias” e promover reuniões interdepartamentais.

Por fim, busque sempre a certeza de ter sido o mais claro possível na transmissão da sua mensagem. Não basta informar, é necessário formar uma ideia. E ai? Como anda a sua comunicação?

(Fonte da imagem de destaque: http://bit.ly/GY7yxW)

Augusto-Talarico

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Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Um comentário em “Como anda a sua comunicação?

  1. A clareza é importante na comunicação de uma organização e principalmente quanto aos objetivos e posicionamento desta. Isso constrói uma personalidade para a empresa e gera valor para o consumidor. Porém é importante dizer que esta clareza não deve ser confundida com um didatismo massivo, no sentido de esclarecer ao máximo todas as mensagens para o público. Isso, ao meu ver, é chamar o consumidor de ignorante. Algumas mensagens devem ser desvendadas e sutis. Isso é respeito ao consumidor.

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