fbpx

O Endomarketing e a Gestão e Relacionamento dos Colaboradores (ERM)

O Endomarketing e a Gestão e Relacionamento dos Colaboradores (ERM)

“A finalidade do trabalho não é ganhar dinheiro. O sentido do trabalho consiste em que as pessoas – tanto faz se são auxiliares ou gerentes – sintam-se bem em suas vidas”.  Ricardo Semler

ERM (Employer Relationship Managment) ou Gestão e Relacionamento dos Colaboradores tem tudo a ver com Endomarketing, pois é o marketing ao cliente, só que interno.

Da mesma forma que as empresas investem em satisfação e experiência do usuário, as empresas deveriam investir mais nos colaboradores. O que ocorre no Brasil é que o valor do trabalho esta acima do ser humano.

Em breve, muitas organizações terão problemas em contratar funcionários, pois a geração Y está cada vez mais interessada em abrir seu próprio negócio do que ser empregado. Eles mal saíram da faculdade, moram com os pais e, muitos deles, pretendem abrir uma empresa.  É uma fase ótima para fazer experiências, sem muitas despesas e o pouco de receita que tiverem pode ser reinvestida em um negócio novo. Se quebrar ou não der certo eles podem recomeçar.

imagesAo mesmo tempo em que as contratações ficam difíceis, manter funcionários também se torna uma tarefa complicada.  Foi principalmente esse tópico que me trouxe para uma reflexão do ‘por que as empresas tem tanta dificuldade de reter talentos?’, sendo que isso é algo muito parecido com o ‘por que as empresas não conseguem manter clientes?’!

Identificaram a semelhança?!

O erro mais comum nas empresas é a falta de planejamento para a retenção de talentos. Se você pensar em metodologias de planejamento que auxiliam os profissionais a terem um norte, terá a consciência de que toda empresa deveria nascer com um planejamento que mostre claramente onde se está e aonde se quer chegar. Da mesma forma, todo colaborador tem necessidades e sonhos que pretende alcançar em sua vida, sendo que o emprego é o meio que um dia o ajudará a conquistar tais objetivos.

Mas, o que as empresas fazem com isso? Investem em Endomarketing e ERM? A maioria infelizmente não faz nada e deixa para o colaborador a tarefa de fazer seu plano de carreira, onde consequentemente a empresa passa a ser um mero coadjuvante. Um exemplo disso é um artigo que escrevi sobre porque um projeto de CRM fracassa, onde cito a importância do gerente no projeto e na convivência com a equipe.

O segredo para um bom relacionamento empresa x cliente: atenção diária e tratamento especial (como se fosse único) permitindo que o colaborador cresça junto com a empresa.
É fato que onde existem pessoas satisfeitas e motivadas um bom resultado sempre aparece!

Anderson-Wenningkamp

 

0

Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.

Um comentário em “O Endomarketing e a Gestão e Relacionamento dos Colaboradores (ERM)

  1. Pessoal, que belo texto! Gostaria que todos os diretores de empresa lessem isso.
    Infelizmente falta valorização do profissional, pois as empresas só pensam na produção e rentabilidade.
    O que é uma pena.
    Abç

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *