fbpx

Você tem medo de quê?

Você tem medo de quê?

O medo é e sempre será um aliado indesejado, por isso trate-o com disciplina e respeito, mantendo-o sempre sob seu domínio.

O medo é uma sensação em que o sujeito fica em estado de alerta para um perigo eminente ou não. Desta forma quem domina o medo aprende a viver melhor. Trata-se do poder de transformar insegurança em planejamento. Quem controla e converte medo em preparação estará sempre mais próximo do sucesso.

Para lidarmos melhor com o medo, gostaria de ressaltar que qualquer espécie de ser vivo sem medo não tem a menor chance de sobreviver. Guardadas as devidas proporções: se uma zebra na selva africana escutasse um barulho de trás dos arbustos, fosse curiosa e quisesse ir conferir o que está lá, com certeza essa seria a primeira e última vez que ela o faria.

medoPorém não devemos fugir dos nossos medos. O medo é um instinto natural, útil para a sobrevivência das espécies e, por isso,  temos que aprender a conviver com ele. Neste sentido, é preciso separar o medo que paralisa da cautela que nos protege. Ok?

Diante deste desafio de encarar o medo como aliado, tome atitudes que lhe deem a sensação de segurança. Por exemplo, se amanhã naquela reunião com o presidente você terá de apresentar os resultados da sua equipe e só de pensar nisso você já está suando frio. Prepare-se mais e melhor, leia e releia o conteúdo até ter total domínio de sua apresentação e ensaie exaustivamente.

Outro ponto de vista a ser levado em consideração é que só temos medo das situações que consideramos importantes na nossa vida. O que é relevante para nós merece maiores cuidados e precauções. Neste sentido, na busca de enfrentar o desafio para ter o medo como um aliado que o torne mais preparado, pergunte-se: “Será que isto é realmente um problema?”.
Desta maneira, considerando que você aceite que tenha um problema, a próxima pergunta a se fazer é: “Como posso resolvê-lo?”, e desta maneira formular diversos cenários otimistas e pessimistas para a determinada situação. Você poderá se deparar com a realidade de que o pior cenário não é tão ruim assim.

De fato, estes medos residem apenas em nossas cabeças e a única maneira de combatê-lo é enfrentando-o. Assim como Nelson Mandela define coragem: “Corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que reconhece-o e ainda assim segue sua batalha.”

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *