fbpx

A disciplina da estratégia de conteúdo

A disciplina da estratégia de conteúdo

Beleza! O designer já entregou tudo, os programadores também já estruturaram todos os mecanismos do site e o pessoal do departamento comercial já colocou propostas na rua. Agora é hora de pensar no principal: como você vai manter o seu site em pé?

Quem vai fazer perguntas importantes como “qual é o objetivo?” ou “quem se importa com este tipo de assunto?” ou então “como vamos distribuir o conteúdo que produzimos?” ? Pois é, essa figura precisa existir e não precisa ser um chefe.

content-marketingO responsável por pensar nisso tudo é o content strategist ou, em bom português, o estrategista de conteúdo. O papel dele dentro das empresas, agências e consultorias é ver o cenário e analisar bem como será o desenvolvimento do conteúdo e entender quais pontos são melhores para se investir recursos e tempo.

Estratégia exige disciplina

Assim como qualquer outra coisa que você pretenda levar a sério na vida, a estratégia de conteúdo exige disciplina e também requer processos e rotinas específicas para que funcione de forma adequada. Veja alguns dos pontos que devem ser levados em consideração:

  • Temas e mensagens chave;
  • Tópicos recomendados;
  • Propósito dos conteúdos (como o conteúdo vai fazer a ponte entre as necessidades da audiência e as necessidaes do negócio);
  • Análise das lacunas de conteúdo;
  • Frameworks de metadados e atributos de conteúdos relacionados;
  • SEO;
  • Implicações de recomendações estratégicas da criação, publicação e governança de conteúdo.

Rachel Lovinger é a autora deste célebre trecho: “O principal objetivo da estratégia de conteúdo é usar palavras e dados para criar conteúdo não-ambíguo que suporte experiências significativas e interativas. Nós devemos ser experts em todos os aspectos da comunicação para fazer isso com eficiência.”

Ela não poderia estar mais certa! Um bom estrategista de conteúdo precisa dominar os vários aspectos da comunicação digital e tradicional para oferecer bons resultados aos projetos que coordena.

Portanto, comece a dedicar mais tempo e planejamento ao que vai manter o seu site funcionando. O bom conteúdo é como uma boa alimentação e, como diria a sua avó, “saco vazio não para em pé”! Mantenha o seu site e o seu prato sempre saudável!

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

0

Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Um comentário em “A disciplina da estratégia de conteúdo

  1. Excelente artigo Luísa! O conteúdo é tudo e sem ele não há relacionamentos, sejam eles de que natureza forem! Um bom conteúdo comunica, atrai, informa, defende, vende entre tantas outras coisas. É preciso dominar a arte que é produzir um bom conteúdo e saber como e onde entregar.

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *