fbpx

Um guia para a construção de uma equipe de sucesso

Um guia para a construção de uma equipe de sucesso

O que te vem na cabeça quando falamos em equipe? Trata-se de um grupo de pessoas que possuem qualidades, defeitos, personalidades distintas, mas que cooperam em um trabalho na busca pelo objetivo comum.

Na medida do que chamamos de diferenças, as habilidades, conhecimentos e experiências de cada um devem ser explorados ao máximo para que se forme uma equipe coesa e homogênea em um ambiente aberto e heterogêneo. E neste sentido é que se faz necessária à figura do líder, aquela pessoa que será capaz de extrair um algo a mais de cada um.

Team_Work
Fonte: http://bit.ly/1bfou0A

A seguir serão apresentados os 8 passos primordiais para formação de uma equipe:

1º Etapa – Definição dos objetivos: A primeira forma de engajar uma equipe a executar um trabalho é fazê-la sentir-se parte daquele time. Por isso é importante que os objetivos sejam definidos de forma compartilhada entre o grupo.

2º Etapa – Estímulo à participação e criatividade: Neste momento você deve distribuir autonomia e responsabilidade aos membros da equipe. Estimulando sua participação nas decisões e sempre promovendo a sinergia deste grupo de pessoas.

3º Etapa – Construindo objetivos em comum: Como pode ser visto, a prioridade é estabelecer objetivos em comum. Com isso se torna importante que todos estejam envolvidos em acertar o mesmo alvo.

4º Etapa – Comunicação: Este é um fator-chave para o amadurecimento do sucesso almejado. As informações devem ser passadas da maneira mais clara, objetiva e limpa possível entre todos os níveis. Sendo que sempre serão baseadas em dados e fatos.

5º Etapa – Participação: Promover a contribuição de cada um. Uma decisão tomada em grupo é rica em conteúdo.

6º Etapa – Relações Interpessoais: Pratique a empatia. O líder deve dar total atenção a maneira como é passado o feedback. O sucesso na formação de uma equipe produtiva é atingido quando se respeita as individualidades.

7º Etapa – Atuação sinérgica: Mostre a sua equipe que 1 + 1 pode ser mais que 2. Abra mão de ideias antigas em prol de propostas que sejam melhores para o grupo.

A 8º Etapa é aquela que só você conhece, é a receitinha caseira da vovó que ninguém sabe o segredo. Para dizer a verdade eu nunca fui a favor dos 10 ou 20, 50 mandamentos para o sucesso, pois penso que não há receita pronta para nada neste mundo. Desta maneira, utilize sua criatividade, suas diferenças e potencialidades a fim de ser o melhor líder para a sua equipe.

Augusto-Talarico

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *