fbpx

Dados, dados e mais dados: como as mídias sociais têm influenciado os negócios?

Dados, dados e mais dados: como as mídias sociais têm influenciado os negócios?

As mídias sociais têm se tornado uma parte importante do marketing nas empresas, mas muitas organizações ainda têm dificuldade em quantificar o quanto podem conseguir crescer através do uso estratégico dessas mídias. Então vou demonstrar alguns dados que a Go-Gulf.com colocou em INFOGRÁFICO para ajudá-lo a entender como as mídias sociais podem impactar o seu negócio.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que cada vez mais os consumidores estão fazendo pesquisas online antes de se decidirem por uma compra e, de todo o tempo que passam navegando, 27% dele é em alguma rede social, onde podem colher informações de amigos e de empresas sobre os produtos e serviços em que têm interesse.

85% dos usuários da internet têm conta no Facebook com uma média de 141 amigos conectados e prontos para serem influenciados, e 49% desses usuários têm conta no Twitter, onde o número de amigos é ainda maior, média de 208 amigos por pessoa. Esses números são importantes para que você perceba o quanto só essas duas redes sociais já podem contribuir para que sua marca se torne conhecida. Falei um pouco mais detalhadamente sobre como isso acontece em outro artigo “O que todo executivo deveria saber sobre mídias sociais” aqui no Ideia de Marketing – vale a pena conferir.

E será que sua empresa está gastando dinheiro no lugar certo? Saiba que 84% das pessoas que fazem compras online usam redes sociais e, esse tipo de mídia gera duas vezes mais leads que feiras e eventos, telemarketing e e-mail marketing. Outro ponto importante é que quando sua empresa está nas redes sociais, ela tem 60% mais feedback sobre seus produtos e serviços do que quando não está.
Mas talvez você ainda tenha dúvidas sobre qual é a melhor rede social para divulgar o seu tipo negócio e como as redes sociais influenciam as decisões de compra. Então, apresento duas tabelas importantes pra você:

* Porcentagem de empresas que adquiriram consumidores a partir de redes sociais:

Tipo de Negócio                                           Facebook       LinkedIn         Twitter

Atacado/Varejo                                              73%                 19%                 40%

Tecnologia (hardware)                                 45%                 44%                 50%

Agência de Publicidade                                45%                 58%                 35%

Serviços de Consultoria                               43%                 56%                 30%

Tecnologia (software)                                   39%                 50%                 40%

Bancos/Seguros/Serviços Financeiros       33%                 38%                 28%

 

* Como as redes sociais influenciam a decisão de compra

Razões para a compra                                                                             % Pessoas

Posts de amigos                                                                                           81%

Informações da Fanpage                                                                             79%

Posts da empresa nas redes sociais                                                          78%

Pesquisa nas redes sociais após pesquisa individual                             74%

Propenso a comprar com base em posts recebidos                                 71%

Usuários do Twitter que receberam recomendações de amigos            53%

É assim que as redes sociais têm influenciado os negócios. Todos esses dados são incríveis e se tudo isso ainda não te fez se entusiasmar e começar a pensar em usar as redes sociais como parte de sua estratégia de marketing, é melhor checar os pulsos. Mesmo porque, segundo dados da Hubspot, mais de 75% dos consumidores desconfiam da veracidade das propagandas tradicionais, o que torna as redes sociais ainda mais importantes como meio de divulgação de sua marca, produtos e serviços. Incluir as redes sociais em sua estratégia de marketing é muito importante, pense nisso!

Erica Ariano

0

Erica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É consultora de marketing, especialista em mídias digitais e palestrante. Sua porção engenheira a faz ser louca por neurociência, por isso estuda o assunto e escreve sobre ele aqui também.

2 comentários sobre “Dados, dados e mais dados: como as mídias sociais têm influenciado os negócios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *