fbpx

Um chocolate, uma oportunidade e seu planejamento de carreira

Um chocolate, uma oportunidade e seu planejamento de carreira

A habilidade vê uma oportunidade e a agarra. Quem tem um fósforo, encontrará um lugar para esfregar e acendê-lo. (Arthur Guiterman)

Chocolate. Alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.

Planejamento de carreira. Sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida.

O que os dois conceitos tem relacionados com você? Na verdade, é o que você tem com os dois conceitos, e eu explico contando uma história sobre minha pessoa (enquanto professor). Geralmente quando início uma nova disciplina, surge a ideia de provocar os estudantes para as oportunidades em nossas vidas. Realizo uma dinâmica que um amigo utilizou certa vez em sua palestra com chocolates e busco estimular a capacidade de TBC (Tirar a Bunda da Cadeira) se quiser alguma coisa. Inicialmente pergunto quem quer chocolates. Muitos os desejam fervorosamente, mas não se levantam para conquistar. Até o momento em que uma pessoa, meio desconfiada, tira o chocolate da minha mão. Pergunto, logo em seguida, por que aquelas pessoas que tinham os olhos brilhando e uma vontade tremenda de comer não se levantaram. Resposta: esperavam que o chocolate fosse levado até elas!

279784_lowÉ um pouco do ditado que talvez você já tenha escutado: “se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé”. Bem, quando estamos dentro do mundo real,  fora da lógica muito bonita e cheia de fantasia da Disney, a montanha não virá até nós, nem o chocolate.

O chocolate neste texto, na dinâmica e essencialmente na vida, é associado a algo que queremos muito e que trabalhamos dia e noite para conquistar. Se por motivos diversos você não tem atração pelo chocolate, substitua por uma fruta, um sorvete, um sanduíche, mas a ideia da metáfora é mantida: almejamos alguma coisa e essa coisa não será conquistada se ficarmos sentados e inertes. Todos nós temos sonhos e guardamos a expectativa de realização destes sonhos. E o que fazer para ver real aquilo que era utopia? Trabalhar, seria sua resposta mais coerente. Mas antes do trabalho, é importante pensarmos no planejamento e, é aqui que estabeleço conexão com o segundo conceito: planejamento de carreira.

Para ter bom direcionamento de como podemos prosseguir a nossa jornada, planejar é preciso para antecipar os riscos a serem enfrentados, definir alternativas para situações inesperadas e pensar a longo prazo. Ao especificar o planejamento de carreira, o indivíduo vive mais a vida e pode adquirir a realização no trabalho que faz. Não é de hoje que nos processos seletivos podem surgir perguntas relacionadas com o planejamento de carreira, mas muitas pessoas pensam apenas no que vão fazer no carnaval do ano que vem. Exemplo de pergunta: “como você se vê daqui a 5 anos?” Curiosamente, algumas pessoas extremamente bem iluminadas respondem: “Eu nem sei se estarei vivo daqui a 5 anos”. Caro leitor, não cometa a indelicadeza de dizer isso. Se não pensou até agora como vai definir seu horizonte profissional, deixo aqui 4 dicas para te auxiliar:

  • Conheça suas limitações: limitações que podem ser internas, causadas pelas dificuldades próprias, e as limitações externas, trazidas pelo mundo que nos cerca. Identificar as limitações é uma forma de melhor se preparar e uma forma de se fazer isso é utilizando a Análise SWOT;
  • Defina bem o objetivo: muitas pessoas se perdem por sair definindo vários objetivos e querer alcançá-los ao mesmo tempo. Priorize objetivos e saiba ter foco. Não podemos ter um mundo de uma vez só, logo, dê passos pequenos e constantes;
  • Aproveite os benefícios das mídias sociais: existem mídias sociais que, se bem utilizadas, trazem bons benefícios para a estrutura de seu planejamento de carreira. Networking, colaboração, compartilhamento, tudo a sua disposição;
  • Planeje suas ações: ter claramente as etapas daquilo que deverá ser feito é um passo para a concretização dos sonhos. Sendo assim, planeje, organize e controle para alcançar o objetivo pretendido. E se houver necessidade, refaça seu planejamento.

Devemos sair do comodismo de todo 31 de dezembro e  não só fazermos aquelas velhas e boas promessas para o ano seguinte apenas da boca para fora e nunca realizar nem metade delas muito devido a falta de estruturação do nosso planejamento de carreira. Os chocolates da vida estão constantemente aparecendo, só a espera de um movimento seu. Você escolhe ficar sentado ou se levantar. Você escolhe reclamar que o mundo não te dá oportunidades, ou criar as suas oportunidades.

Sinceramente, não acredito em sorte. Acredito em preparação…em planejamento!

Ricardo Verçoza

0

Ricardo Verçoza

Professor; Administrador formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Pós-graduando em Docência no Ensino Superior pelo Senac; Acadêmico de Recursos Humanos pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM); Estudioso de empreendedorismo, responsabilidade social e da Geração Y. Tenho na educação a esperança de transformação deste mundo: pessoas conscientes contribuem para um mundo melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *