fbpx

O valor de um erro

O valor de um erro

A história é recheada de casos de sucesso, porém nos esquecemos muitas vezes que as trajetórias destas conquistas nem sempre foram só de flores.

Já dizia Thomas Edison: “A genialidade é 99% de transpiração e 1% de inspiração”. Antes de “acertar na mosca” você deve buscar sabedoria nas falhas que encontrar durante o seu processo de desenvolvimento. Dificilmente na primeira tentativa você encontrará o resultado esperado, porém encontrará algumas indicações de qual caminho seguir.

O planejamento é com certeza a função mais importante do administrador. Porém, todos nós sabemos que a realidade é bem diferente daquela que planejamos. Alguns planos não resistem ao primeiro minuto de execução e, neste sentido, vale ressaltar uma famosa frase de Mike Tayson: “Todo mundo tem um plano até levar o primeiro soco”. Ou seja, não basta traçar metas e objetivos para sua equipe sem realizar o devido acompanhamento e alterações no processo conforme a execução se dá.

gestãoNossa natureza é querer respostas certas e positivas para tudo que nos cerca (carreira, família, lazer). Aprender a lidar com o imprevisível é aceitar que os erros são comuns e que esta resposta é a indicação de um novo caminho.

A história é recheada de casos de sucesso, porém, nos esquecemos muitas vezes que as trajetórias destas conquistas nem sempre foram só de flores. Na escola estudamos sobre quem se deu bem. Depois pegamos estes casos e tentamos reaplicá-los, buscando obter o mesmo sucesso, novamente deixando de lado as peculiaridades que fizeram diferença na época.

Justamente por sermos tão racionais é que não sabemos lidar com algo inesperado. Contudo, outra característica natural de nós, seres humanos, é estar aberto ao novo. Por isso devemos procurar tirar o máximo de proveito dos nossos erros.

Você que adora ir a uma churrascaria rodízio, sabe como este sistema começou? Na década de 70 havia um restaurante no interior de São Paulo onde os garçons desorganizados e atrapalhados serviam filé para quem pediu peixe e refrigerante para quem pediu suco natural. Cansado das reclamações dos clientes, o dono resolveu tomar uma atitude no mínimo inusitada e mandou servir de tudo a todos. E resolveu assim dois problemas em uma tacada: o cliente poderia comer à vontade dos pratos disponíveis pagando um preço fixo e os garçons serviriam sem se preocupar com o pedido.
Moral da história: O valor de um erro é quando você aprende a tirar proveito dele.

Por fim, gostaria de ressaltar uma sacada para poucos: aprender com os próprios erros todos nós aprendemos. Diferenciada é a pessoa que aprende com os erros do próximo. Mais importante do que saber o que fazer num futuro improvável é saber o que não fazer.

Augusto-Talarico

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Um comentário em “O valor de um erro

  1. Acredito se muito pertinente a temática proposta por ti Augusto. Como administrador, concordo plenamente com tua perspectiva sobre o ato de planejar e do aprndizado que o erro nos traz. No entanto, só discordo quando você escreve que todo mundo aprende com os erros, como se 100% das pessoas conseguissem fazer isso. Eu colocaria como: as pessoas “podem” aprender com os erros.

    Abraços!!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *