fbpx

Como anda a sua liderança? A sua ênfase maior está nas pessoas ou no trabalho?

Como anda a sua liderança? A sua ênfase maior está nas pessoas ou no trabalho?

De acordo com a UNESCO, o novo paradigma da liderança está em “ser uma influência responsável e equilibrada. Ser coerente, agindo conforme o seu discurso, perseguindo junto com a equipe os objetivos. Desta forma conduzindo este grupo a sucessivas superações”.

Neste contexto, como não é novidade para ninguém, o líder é uma pessoa que deve ser capaz de contribuir com seu conhecimento e experiência para que as pessoas, através do seu trabalho, possam evoluir. Porém este conceito tão teórico não deve ficar apenas na teoria, na medida em que existe um difícil e intenso trabalho a ser realizado na busca pelos resultados almejados.

liderança-situacionalO desafio de encarar e dar respostas nos momentos de turbulência é com certeza o grande diferencial dos líderes para os gerentes. O líder não fica intimidado neste cenário, ele é capaz de responder com crescimento e desenvolvimento.

Atualmente a liderança eficaz tem alta ênfase no trabalho, na tarefa e no resultado, mas também tem alta ênfase no relacionamento com as pessoas. Uma dica importante é: Firmeza com leveza. Ele toma decisões direcionadas ao objetivo e sabe da importância da equipe para a construção do seu sucesso.

Para se tornar um líder que se ocupe com tarefas e pessoas é fundamental exercer o conceito da Liderança Situacional. Esta característica é imprescindível para motivar e desenvolver a equipe. Na proposta de Paul Hersey e Kenneth Blanchard são 4 estilos: Direção, Treinamento, Apoio e Delegação.

Direção: Neste estilo o líder está orientando e direcionando os objetivos da organização para as expectativas do novo colaborador. Explicando “o que?”, “como?” “onde?” e “por quê?”. Por isso, ele necessita estar no início, meio e fim do processo. Neste acompanhamento rigoroso ele ganha a confiança por se mostrar ao lado da pessoa.

Treinamento: Diferentemente do estilo acima, neste momento o líder passa a ouvir seu liderado, pois já orientou seu comportamento as necessidades e agora passa a se preocupar na maturidade do colaborador na execução das tarefas.

Apoio: Passadas as fases de instrução e maturação, o líder neste momento dá mais autonomia a sua equipe, a ênfase é motivar a equipe com ações mínimas na direção do objetivo. O seu controle passa a ser mais brando já que a sua função passa a ser de ampliar os pontos de vista e estimular os liderados a assumirem riscos maiores.

Delegação: O líder transfere a responsabilidade da execução, de optar sobre como fazer para a equipe,  já que neste estágio ele tem total conhecimento dos seus liderados e confia no trabalho de cada um.

Enfim, não existe fórmula para o sucesso. Mescle todos os seus conhecimentos para se tornar um modelo único de líder.

“O maior perigo para a maioria de nós não é desejar o inalcançável e falhar, mas desejar pouco demais e conseguir”. Michelangelo.

Augusto-Talarico

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

2 comentários sobre “Como anda a sua liderança? A sua ênfase maior está nas pessoas ou no trabalho?

  1. Me apaixonei por essa frase: “Uma dica importante é: Firmeza com leveza.”
    E a propósito, o artigo está muito bom, simples e gostoso de ler. Parabéns Augusto!

    0

    [Reply]

  2. Texto muito bom…mas infelizmente não é tão simples quanto parece….lhe dar com pessoas é a tarefa mais dificil de qualquer empreendedor….sem duvida alguma, principalmente aquele colaborador que se acha mais capacitado que o líder….com esse camarada você não consegue aplicar nenhum desses estágios.

    Reverson Castilho

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *