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5 passos simples que o ajudarão a engajar fãs no Facebook

5 passos simples que o ajudarão a engajar fãs no Facebook

Nem sempre é fácil saber como envolver os fãs no Facebook e manter a página relevante. Mas quando você publica conteúdo e engaja boas conversas em sua página, você está criando fidelidade e relacionamento – isso gera oportunidades de negócios. Desejo de todo empresário, certo?

Para ajudá-lo a melhorar o engajamento em sua página, apresentamos cinco passos que o auxiliarão nessa empreitada.

Publique posts com frequência

O Feed de notícias do Facebook está em constante mudança. Imagens e status são alterados a cada instante. É muito fácil seu post desaparecer em meio a tanta informação. Ao postar todos os dias (ou quase), os fãs verificarão que a página é ativa e o engajamento será possível. Ninguém gosta de estar em uma página cuja atualização ocorre a cada mês ou a cada seis meses. As pessoas curtiram sua página porque se identificaram com seu negócio e desejam saber mais sobre ele. Não deixe sua página morrer, alimente-a com informações relevantes sempre que possível.

Mas… Cuidado com a frequência.

Lembre-se de que você terá que criar interesse postando algumas vezes ao dia, ou algumas vezes na semana. Mas cuidado porque ninguém gosta de spam. Ao postar muitas vezes você pode causar problemas a sua marca. Cada postagem adicional pode tirar o interesse das outras postagens do dia que já estavam com boa audiência. O ideal, portanto, é criar um post que gere bastante interesse e ficar de olho em seu desempenho. Nem sempre é ideal gerar diversos post no mesmo dia.

Saiba o que postar

É preciso que você conheça sua base de fãs. Sim, analise os dados da sua página. Verifique idade, sexo, perfil predominante. Só assim conseguirá o engajamento desejado. Preste atenção também naquilo que posta e nas atitudes após um tipo de postagem diferente. Se seus fãs são profissionais, poste conteúdos limpos, educacionais, informações e dados e fique longe de desenhinhos bonitinhos. Embora algumas pessoas possam curtir esse tipo de postagem, outras podem identificar que a página não é séria e deixar de ser seu fã sem aviso prévio. Certifique-se sempre se o que posta é relevante e envolvente.

Conheça sua marca

Isso pode até parecer óbvio, mas muitas empresas se perdem justamente nessa parte. Postam apenas seus produtos, serviços e promoções sem se importar em criar posts que levem seus seguidores a conhecer outras características da marca como, por exemplo, qualidade, seriedade e confiabilidade. Ou então, postam coisas tão variadas que, com base em seus posts, os fãs muitas vezes não sabem dizer exatamente o que aquela marca faz. Uma dica interessante aqui é pensar em como você gostaria que sua marca fosse vista no mercado e a partir daí identificar quais as informações que deve passar em seus posts para que seus seguidores identifiquem a marca exatamente da forma que você idealizou.

Seja breve, amigável e comunicativo

Faça perguntas ou busque informações. Um post que termine com “comente abaixo se”, “diga-nos sua opinião a respeito”, “curta se concorda”, “compartilhe se também acredita”; vai envolver seu público e incentivá-lo a comentar, curtir ou compartilhar, e seu post será promovido no feed de notícias deles. Mas use essas frases com moderação e de maneira sutil, a ideia é despertar no fã a vontade de compartilhar suas ideias e não dar a impressão que sua página precisa desesperadamente de likes.

Agora, use os comentários para nos contar como anda o desempenho de sua página no Facebook. Você tem alcançado os resultados que esperava quando começou a administrá-la? Tem usado algum dos passos citados no texto, ou pretende incorporá-los às suas ações? Conte pra gente!

Erica Ariano

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Erica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É consultora de marketing, especialista em mídias digitais e palestrante. Sua porção engenheira a faz ser louca por neurociência, por isso estuda o assunto e escreve sobre ele aqui também.

6 comentários sobre “5 passos simples que o ajudarão a engajar fãs no Facebook

  1. Eu acho ótimo, eu que não tenho formação em mkt digital e tenho que usar o ”sevirol” conto muito com as dicas que vocês oferecem.
    Vou testar pra ver a diferença.

    0

    [Reply]

    Erica Ariano Reply:

    Adorei o “sevirol” Yara!!!
    É isso aía ;)

    0

    [Reply]

  2. Comecei hoje em uma empresa onde meu cargo é cuidar de redes sociais de algumas marcas com públicos e produtos diferentes. Estou lendo as dicas de vocês e vou aplicá-las no dia a dia e ver a diferença. :D

    0

    [Reply]

    Erica Ariano Reply:

    Legal, Lucas!!!

    Depois conte pra gente, aqui ou na Fanpage do Ideia, ok?

    0

    [Reply]

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