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Como manter o encantamento?

Como manter o encantamento?

“… a melhor estratégia de relacionamento sempre será a experiência que temos com a marca.”

Encantar pessoas? Como estão fazendo isso? No livro de Guy Kawasaki, Encantamento: A arte de conquistar corações, mentes e ações, o autor dedica um capítulo exclusivo para falar sobre como as pessoas internalizam os valores que você quer passar a elas e como garantir que o encantamento dure.

Segundo Kawasaki, “a meta do encantamento envolve uma mudança longa e duradoura – não apenas uma simples venda ou transação. Em outras palavras, você deseja que o encantamento dure, ou ainda melhor, que flore.” Para o autor o processo de interiorização de valores envolve três estágios: a conformidade, a identificação e a interiorização.

Conformidade: Algumas pessoas aderem devido a pressão dos colegas, coerção, truques ou vontades de pertencer a um grupo. A conformidade não é encantamento e não durará sem a aplicação de uma força exagerada, a não ser que você passe para a identificação e interiorização.

– Identificação: Quando as pessoas se identificam com os membros de um grupo é porque percebem os atributos e interesses compartilhados. Ninguém está forçando a conformidade. Neste estágio, a atratividade do encantador e dos demais membros do grupo é importante porque as pessoas querem a aprovação do encantador.

– Interiorização: Este é o nível mais elevado. Significa que as pessoas passaram da identificação para a crença. Suas crenças não estão em desacordo com seus sentimentos, não há coerção e não estão tentando agradar ninguém. Isto é encantamento.

Kawasaki mostra que a interiorização é o nível mais difícil de ser alcançado, porém o mais duradouro. Quando li isso me lembrei de todas as estratégicas de marketing de relacionamento que existem e que muitas vezes não são eficazes. O que está faltando?

Posso estar enganada, mas a melhor estratégia de relacionamento sempre será a experiência que temos com a marca. Compramos o produto, ótimo. Ele funcionou adequadamente, excelente! E caso ele não funcione como desejado ou esperado? Vou reclamar, não consigo! O vendedor não resolve meu problema, não devolve meu dinheiro, e assim a minha insatisfação só aumenta. O resultado da insatisfação leva a uma substituição da marca ou a uma péssima lembrança da mesma.

A experiência será determinante para a interiorização da sua marca. São de bons momentos que se constrói um relacionamento positivo com o cliente. E vamos combinar isso não é nenhuma novidade.

Por isso, foque no que está faltando para esse relacionamento dar certo e continuar por muito tempo. É no e-mail marketing? Na newsletter? No atendimento ao consumidor? Seja onde for, sempre é possível melhorar!



Mariana-Zocratto

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Mariana Zocratto

Um comentário em “Como manter o encantamento?

  1. Parabéns Mariana! Um texto objetivo que traz uma reflexão interessante sobre relacionamentos. Infelizmente algumas empresas, e até profissionais, não percebem a importância dos três estágio citados no texto. E concordo plenamente com a frase: “a melhor estratégia de relacionamento sempre será a experiência que temos com a marca.”

    Abraços!!

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