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As 3 etapas que toda empresa deve focar e nem sempre o faz!

As 3 etapas que toda empresa deve focar e nem sempre o faz!

Qualquer negócio que se preze deve ter bem claro que, alguns procedimentos devem ter prioridade no relacionamento da empresa com o cliente. Geralmente o que a maioria das empresas faz é privilegiar as vendas. Vendedores bons não fiquem revoltados comigo, mas acontece que na maioria das empresas o departamento comercial de vendedores endeusados e que recebem vantagens e benefícios de todo lado usando uma metodologia de venda que já não surte o mesmo efeito.

imagesVender é uma etapa importante, mas que deve acompanhar outras duas importantes fases do negócio. Manutenção e Atração de clientes. Todos precisam vender e ajudam no processo, afinal, vender não é uma tarefa exclusiva do vendedor. Desde o diretor até a tia do café, todos tem contato com o cliente e podem ao mesmo tempo ajudar a construir um relacionamento ou destruir em um instante o que levou um bom tempo para ser feito.

Em primeiro lugar e mais importante de todos é a etapa de manutenção de clientes ou satisfação! Somente podemos ser bem sucedidos se nossos clientes estão satisfeitos com o produto/serviço e se são bem atendidos, para posteriormente pensarmos em conquistar novos clientes ou vender.

Logo depois de ter os clientes saciados é hora de pensar em conquistar novos clientes. A receita dos clientes satisfeitos traz uma segurança para a empresa, não permite um crescimento, mas permite planejar com cuidado o rumo e ações da empresa. Nesse ponto é hora de pensar em como atrair mais clientes para o negócio, seja por indicação dos clientes atuais ou por atração de potenciais clientes. Cada etapa deve possuir uma estratégia para alcançar o objetivo. No caso de conquista costumo sugerir trabalhar com marketing de conteúdo.

Por último e não menos importante, devemos investir nas vendas ou rentabilização como costumo chamar, sem venda a empresa não vive, mas são os clientes que compram seu produto. Sem eles você não tem motivo para trabalhar. Não queira pular etapas, antes de vender você deve ser amigo do cliente, entender a necessidade dele e ai sim oferecer o que ele precisa no momento certo. Não queira fazer do CRM apenas venda.

Independente do tamanho da sua empresa ou quantos produtos possui, sua empresa deve dar a devida atenção para cada etapa acima citada. Lembre-se que que a ordem é: Satisfazer os clientes, conquistar novos e por último rentabilizar o relacionamento. Assim podemos crescer, eis o segredo das empresas bem sucedidas!

Aproveite para baixar o prefácio do livro do Kotler em meu site que fala sobre “Marketing de Crescimento ”

Como você trabalha cada etapa e que diferencial sua empresa tem? Compartilhe as melhores ideias conosco!


Anderson-Wenningkamp

 

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.

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