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Charlatão, Mártir ou Agitador, qual deles você é?

Charlatão, Mártir ou Agitador, qual deles você é?

Nós sabemos que não são todos os projetos que vão para frente, aliás, poucos vão. Eu, particularmente, estou sempre me envolvendo em novas ideias, buscando colocá-las em prática e encontrar as pessoas certas a caminharem comigo.

Mas claro que muita coisa acaba ficando pelo meio do caminho por diversos motivos e o tempo é o líder deles, conciliar tudo não é tarefa fácil.

Um dos momentos mais difíceis neste processo é escolher o que seguir e o que deixar na gaveta. Mas como equilibrar fatores como: enxergar pontos que precisam ser melhorados, entender a real necessidade do público e encontrar sua demanda e ainda não fazer uma pré-divulgação que acabe com o entusiasmo e engajamento na hora do lançamento do produto/serviço? E aí que muita gente peca e neste ponto que quero chegar.

No livro ,“A Startup de $ 100”, Chris Guillebeau descreve muito bem as transições e processos que envolvem pequenos empreendedores (sem muita grana para investir) que precisam de alguma forma validar e até mesmo divulgar seu projeto e por ter passado diversas vezes por esta situação, achei interessante explorar sua teoria do “Charlatão, Mártir ou Agitador”.

Quando buscamos promover nosso projeto e ainda receber feedbacks que possam agregar na melhoria do produto/serviço, que provavelmente ainda passa por uma fase BETA, a forma com que nos portamos e agimos é imprescindível neste processo. Como podemos fazer isso sem gastar nada? Guillebeau define três comportamentos que podem definir seu sucesso ou não:

charlatão
Fonte da imagem: http://bit.ly/13DBrvQ


Charlatão: é aquele que fala, fala e fala, mas na verdade nada sustenta suas alegações. Comum nas rodas de bate-papo, o Charlatão tenta convencer (até demais) que seu projeto é sensacional, mas não apresenta nada de concreto e acaba passando vergonha. Uma dica para não passar por isso é não divulgar aos quatro cantos ideias que estão apenas em sua cabeça, sem ainda uma organização linear de tudo. Isso porque, você precisa ter algo a mostrar caso alguém peça para entender melhor ou receber mais informações. Outra coisa que é sempre bom lembrar: cuidado com as mídias sociais. Se você posta uma vez sobre um projeto que está pensando em desenvolver, tudo bem. Mas se cada semana você posta um diferente, o Charlatão pode começar a reinar em você.

Mártir: aqui o problema é mais em baixo. O Mártir sabe muito bem do que falar, pois trabalha muito e tem sempre um conteúdo sólido a expor, porém, não sabe como fazer isso. Ele, muitas vezes, não se mostra disposto a falar sobre o trabalho e não consegue se expressar e vender bem suas ideias. O Mártir é o tipo de pessoa que vive com pessoas em volta o incentivando a falar, mas que acaba fugindo pelos cantos e tornando-se invisível.

Agitador: eis que aqui mora o tipo ideal. O Agitador trabalha muito, tem muito conteúdo e sabe muito bem como colocar isso para fora. A combinação ideal está em suas mãos: união do trabalho e papo. Promover-se de forma autêntica e sólida é um dos principais atributos de um micronegócio ou daquele seu projeto que está iniciando, por isso, criar um negócio relevante e instigar as pessoas a falarem sobre ele pode “agitar” as coisas de uma forma realmente benéfica à evolução.

A conexão (o papo) que você faz diariamente nem sempre precisa ter uma ligação direta com o negócio, mas sim com o contexto, tentando entender comportamentos e, como disse no início do texto, as reais necessidades do público com o que se tem a oferecer. Por isso, dedique-se a criar algo sobre o qual vale a pena falar – não seja um charlatão. E depois, entre em contato com seus amigos ou pessoas que possam te ajudar a validar tudo que pensou e planejou.

Conquiste com conteúdo que, a meu ver, é sempre a melhor maneira de se promover.

Finalizo resumindo uma dica preciosa de Chris Guillebeau:

Assim que seu projeto estiver pronto, separe uma lista com 50 pessoas que você conhece e envie um e-mail a elas, convidando-as a participar (com sugestões ou até um cadastro). Mas seja breve e objetivo. Conte sobre o nome, a metas e os objetivos, veja o que elas acham, normalmente as pessoas gostam de participar (ainda mais quando você as conhece e trata sua opinião como importante).

E lembre-se: mais importante que ter boas ideias é executá-las.

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Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

2 comentários sobre “Charlatão, Mártir ou Agitador, qual deles você é?

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