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Onde está seu público-alvo nas redes sociais?

Onde está seu público-alvo nas redes sociais?

Para atingir eficazmente o seu principal mercado, você precisa entender como o seu público-alvo, isso inclui os seus influenciadores, usuários finais, tomadores de decisão, se comporta nas mídias sociais.

Com a evolução, expansão e diversificação das plataformas de mídias sociais, é mais importante do que nunca desenvolver uma persona para, além de ser a voz, facilitar a comunicação da sua marca com os consumidores nas mídias sociais.

Assim que você começa a criar uma persona no marketing convencional, tendo como base dados demográficos do seu público-alvo, psicografia e comportamento de compra passados, os mesmos atributos se aplicam aos meios digitais de comunicação.

Influência das plataformas de mídias sociais sobre o seu público-alvo

Uma pesquisa recente identificou fatores importantes que ajudam a entender o comportamento dos usuários de redes sociais. Os dados foram obtidos a partir de pesquisas on-line, abrangendo 5.657 entrevistados, e foi realizada entre fevereiro de 2012 a junho de 2013, em países como os EUA, Canadá e Reino Unido.

Alguns pontos importantes dessa pesquisa valem ser ressaltados:

  • Entenda o uso das plataformas de mídias sociais, por idade e sexo.
  • Ao contrário do que pensam, o maior grupo de usuários (cerca de 45%) do Pinterest, Facebook e Twitter estão entre 35 e 54 anos. Enquanto os usuários Pinterest são predominantemente do sexo feminino, (mais de 80%), os usuários do Facebook e Twitter são mais ou menos uniformemente misturado.
  • Avalie o envolvimento do seu mercado-alvo nas mídias sociais com base na freqüência. 
  • Esteja ciente das plataformas de mídia social onde os seus prospects e clientes se envolvem para garantir que a sua oferta se adeque a elas. Perceba a necessidade de planejamento da sua oferta em redes sociais e a necessidade de entender o mercado para o seu produto nessas plataformas.
  • Determine quais os assuntos seu público procura nas várias plataformas de mídias sociais
  • Enquanto os usuários se envolvem em torno de uma variedade de assuntos nas redes sociais, o Pinterest, por exemplo, impulsiona a interação relacionada à compra, visto que a natureza dessa plataforma é mais visual. É um canal ótimo para ofertas voltadas para alimentação e culinária, artesanato, saúde, moda e beleza. Aproveite o diferencial que cada plataforma possui para adequar o conteúdo do tipo de oferta que seu negócio oferece.

Como desenvolver sua persona de compra nas mídias sociais?

Quando realizada, esta pesquisa limitou-se a Facebook, Pinterest e Twitter. Procure ter uma abordagem mais ampla das redes sociais, isso inclui blogs, YouTube, Google+, LinkedIn, Tumblr e Instagram. Dependendo da oferta que seu negócio oferece, não se esqueça das redes sociais mobiles como FourSquare bem como plataformas com público-alvo muito específico.

Essa lista de dez perguntas pode ajudar você a desenvolver uma persona destinada para compra da oferta que seu negócio anuncia nas mídias sociais:

1. Talvez você não seja capaz de obter essas informações apenas a partir da plataforma de mídia social que seu negócio utiliza, portanto é necessário considerar outras formas de obter essas respostas, como disparo de e-mails, pesquisas, etc.

2. Quais plataformas de mídias sociais seu público-alvo utiliza?
Em quais plataformas de mídias sociais o seu mercado-alvo tem um perfil de usuário? Sua frequência é ativa? Isso mostra a profundidade do seu acesso e se se sentem à vontade para compartilhar os seus dados e interesses pessoais.

3. Quais temas que o seu público busca em mídias sociais? Isto está relacionado com os seus interesses e pode influenciar na hora da compra. Tenha em mente que a informação que eles procuram pode variar de plataforma pra plataforma.

4. Que tipo de conteúdo (ou formatos) que eles procuram nas plataformas de mídias sociais? Isso pode estar relacionado ao tópico em que está interessado.

5. Que tipo de dispositivo (como um computador, smartphone e / ou tablet) que eles usam na maioria das vezes quando acessam as mídias sociais? Qual o tipo de dispositivo que eles usam na maioria das vezes quando pesquisam compras e quando comprar?

6. Em quais espaços de mídias sociais eles compartilham informações? Que tipo de informação que eles compartilham e com que freqüência? Será que eles só tendem a ver o conteúdo de outras pessoas? Você pode querer verificar os seus fãs e seguidores para acompanhar o que eles estão discutindo.

7. Que tipos de perguntas relacionadas com a compra que eles costumam fazer nas mídias sociais? Que tipo de informação que eles procuram? Por exemplo, eles querem respostas a perguntas específicas ou que eles querem apenas ver a sua oferta? Tenha em mente que o consumidor pode não considerar o que você acha que é importante. Será que esses usuários já buscaram recomendações na rede de amigos que possuem nas mídias sociais? Há circunstâncias especiais para o acesso nas mídias sociais? Por exemplo, eu estou numa cidadezinha do interior do estado, qual lugar é bom para se tomar um café da manhã?

8. Onde estão eles quando acessam as mídias sociais para uma compra? Eles estão em casa, no trabalho, em uma loja?

9. Eles já realizaram compras influenciados pelas mídias sociais? Se sim, o que foram influenciados a comprar ou não comprar? Em outras palavras, eles usam as mídias sociais para pesquisar ou qualificar compras antes de realizar compras por impulso.

10. Será que eles compartilham suas compras com seus amigos e familiares nas redes sociais? Se sim, onde e quando eles o fazem? Será que eles compartilham tudo o que compram ou apenas os principais itens? Existem circunstâncias especiais que que impulsionam-os para compartilhar ou comentar?

Talvez você não seja capaz de obter todas respostas para estas perguntas, o ponto-chave aqui é: considerar o papel das mídias sociais na vida do seu público-alvo e como se relacionam com seu comportamento de compra. Uma vez que você começar a pensar em social media como influenciadora de decisões de compra, você começa a desenvolver conteúdo mais eficaz para ser compartilhado nas plataformas de mídias sociais onde o seu público está ativo (ou à espreita). Além disso, você pode incorporar o call to action apropriado para fornecer informações adicionais e ser capaz de acompanhar o seu público-alvo visando atingi-lo e trazer-lo à sua oferta.

Marcella-Gielfi

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Marcella Gielfi

Entusiasta da gestão do conhecimento, CAPM e White Belt, atua com foco em gestão de equipes e projetos digitais, integrados e multi-plataformas, além de consultorias na área e curadoria de conteúdo.

Um comentário em “Onde está seu público-alvo nas redes sociais?

  1. Muito obrigado, Marcela o artigo foi de grande valia, informações claras e objetvas, exatamente o que precisa no momento, desejo-lhe a você e a Khaterine muita vida e sucesso.

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