fbpx

Pense global, aja local!

Pense global, aja local!

Todas as grandes organizações mundiais já foram pequenas um dia. Por conta disso, será que sua empresa tem potencial para expandir e você não sabe? Por exemplo, o Facebook nasceu da iniciativa de Zuckerberg na Escola de Harvard. Inicialmente seria apenas um meio de contato entre o “pessoal” da mais famosa escola de Administração de todos os tempos. O “Face” é somente um dos exemplos que eu posso citar aqui, você também deve se lembra de algum outro.

actglobalthinklocalEstes empreendedores de sucesso buscaram solucionar um problema local, mas seus negócios são formatados para expandir mundialmente. Basicamente é necessário atender as demandas primárias da sua região, para posteriormente ser possível aprimorar os aspectos que tornem sua empresa global. Primeiramente, tente ser bom para seu vizinho e depois será possível cativar o planeta.

Trace metas desafiadoras para nortear suas ações. Mas nunca se esqueça de que ninguém tropeça em montanhas e sim em pedrinhas. Ou seja, são os detalhes que fazem a diferença.

4 dicas para pensar global e agir local:

  1.  Seja curioso, busque informação, preocupe-se em enriquecer conhecimentos;
  2.  Olhe a sua volta para encontrar problemas que você seria capaz de resolver, olhe também para os seus problemas, quem sabe eles não são idênticos aos do seu vizinho?
  3. Arrisque-se, é melhor o imperfeito feito do que o perfeito não feito;
  4. Não existe fórmula perfeita para nada na sua vida, crie a sua própria dica.

Para finalizar, gostaria de contar uma historinha que diz muito sobre o nosso tema.

“João é um passarinho que vive na floresta, junto dos seus familiares e amigos. Ele ama sua casa na árvore e adora voar pela mata. Até que certo dia, alguém coloca fogo nesta floresta, que rapidamente se espalha.

Vendo a possibilidade de perder tudo, João, vai até o rio e pega água no bico para controlar o incêndio. Mesmo sabendo que a quantidade de água não seria suficiente para dar fim ao desastre ele continua.” – Crie você o final dessa história. Se o passarinho vai apagar o incêndio ou não.

Neste sentido, mesmo vendo um problema infinitamente maior do que você faça sua parte. Isso é pensar globalmente, no todo, e agir local, com as suas armas.

Augusto-Talarico

0

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.

Um comentário em “Pense global, aja local!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *