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Simplificando marketing esportivo

Simplificando marketing esportivo

Sempre redijo com diretrizes empresariais, mas para julho pensei em mudar o foco por aqui e analisar outro leque do tema de meu primeiro artigo para o Ideia, me voltando (novamente) para cultura. Resolvi falar sobre marketing esportivo em uma linguagem simples. Sabemos que o marketing está relacionado com o produto e que é baseado no desejo do consumidor. Mas voltando isso para o esporte, onde fica a saciedade de seus desejos?

marketingesportivoO marketing esportivo atende fãs. Pessoas apaixonadas por seus clubes, atletas ou campeonatos. Esse fã consume produtos, ingressos, elementos promocionais e sacia seus desejos apoiado pela paixão. Um dos conceitos de direção do marketing esportivo é a paixão. A troca de produtos e valores só acontece, pois alguém apaixonado DECIDE obter elementos que indiquem quem é o alvo desse coração que bate mais forte.

O esporte movimenta gerações de seguidores por diversas categorias: futebol, basquete, karatê e (muitos) outros. E isso movimenta um mercado bastante consumidor e com alto poder de compra. Sabe-se ainda que o futebol é o que mais recebe apoio e prestígio, enquanto outros esportes ainda correm para angariar patrocínios e seguidores.

É notório que essa cena está mudando (lentamente, mas com grande determinação), pois os fãs de outras categorias estão ‘aparecendo’ e dando ‘glamour’ para seus prediletos.

O marketing esportivo é um modelo de marketing cultural. Nesse tipo de marketing ocorre, por exemplo, a satisfação do fã de um clube com produtos especiais ou a divulgação de um campeonato ou evento através de patrocínio/apoio e também a comunicação através de publicidade convencional. Geralmente, esses apoios e patrocínios acontecem quando grandes empresas ou marcas (líderes de mercado) percebem o crescimento e bom desenvolvimento de atletas, clubes ou eventos esportivos. E o lazer desempenha forte papel diante a sociedade, assim esses investidores do esporte são percebidos e lembrados no momento da compra.

Notamos muito disso com a proximidade da copa do mundo, onde as empresas e instituições aproveitam o grande evento para serem lembradas (ou mantidas) na mente de seus consumidores. Completas campanhas publicitárias, uniformes e virais on-line com o tema:
Copa do Mundo 2014, são a pedida do momento. E você, apoia os grandes investimentos ao esporte (qualquer que seja a categoria) para a manutenção (ou afirmação) de uma marca?

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Hayane_Souza

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Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

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