O engajamento nas redes sociais é apenas a ponta do iceberg!

Quando falamos sobre engajamento a primeira coisa que vem em nossa mente é curtir ou compartilhar, certo?
Podemos acreditar que pessoas engajadas são aquelas que interagem com nosso site, facebook ou twitter, mas estaríamos ligeiramente enganados em acreditar que isso basta.
Engajamento tem a ver com uma etapa de um processo maior, atrair pessoas, fazer com que elas interajam com a página ou site e, depois isso tudo, resulte em conversão/compra.
O adjetivo engajado significa comprometimento com algo, alguma causa ou empenho e não pode ser considerado como uma métrica isolada de resultados.
Curtir ou compartilhar não pode ser considerado engajamento efetivamente e sim, um participar. Isso é importante porque pode ajudar no relacionamento com o cliente, mas não pode ser considerado como fim.
Atrair pessoas e ver “engajamento” é muito bacana, mas se não levar ao resultado, de que vale a curtida? O maior exemplo disso são postagens que precisam de X curtidas para acontecer algo e no final? Nada! É apenas uma brincadeira. Existem muitos fãs que curtem, compartilham e nem ao certo sabem o que estão fazendo. No final das contas precisamos converter leads em clientes. Gerar negócios para a empresa. Para qualquer que seja sua ideia deve existir um resultado.
A moda agora é a compra de um falso engajamento pelas empresas nas redes sociais. Essa estratégia pode dar certo, atrair muitas e muitas pessoas para o site ou página, mas pergunto: como fica a conversão? É preciso muito mais que curtir/compartilhar para que se tenha um consumidor engajado!
Devemos atrair as pessoas certas para nosso negocio! Precisamos descobrir e compreender a real necessidade que o seu futuro cliente possui.
Identificar como podemos ajudar esse consumidor é outra etapa que deve ser levada em conta. A empresa deve ser útil e trazer algo relevante por um longo tempo. Saiba diferenciar sonhos de necessidades e em que momento um ou outro pode ajudar a gerar conversão para seu negócio.
Um bom trabalho de conversão tem início em uma estratégia que atraia as pessoas certas, dê a elas um bom conteúdo em um mundo de oportunidades que elas possam usar para crescer! É fácil fazer alguém clicar no botão curtir, difícil é fazer o consumidor defender a a marca!
QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL
Muito bom Anderson, parabéns pelo post!
[Reply]
Anderson Reply:
julho 11th, 2013 at 21:00
Obrigado Michel! Acompanhe sempre o Ideia e deixe sua opinião!
[Reply]
Excelente!
Anderson, curti demais seu artigo. Vejo tantas empresas entrando nas mídias sociais apenas pelo sentimento de “pertencer”, sabe aquelas expressões básicas “Curta/Compartilhe/Siga nossa empresa”?
Então, mas a devida manutenção posterior ou uma interação correta com seu público/consumidor perde a essência.
Falta exatamente o que você colocou de “atrair pessoas” e fazer com elas fiquem e tenham prazer em acompanhar sua empresa, participem e aprimorem o relacionamento, a partir daí, teremos algo realmente atrativo.
Parabéns e sucesso!
Abraços
[Reply]
Anderson Reply:
julho 12th, 2013 at 13:48
Obrigado pelo retorno Eduardo. Elogios são sempre bons e nos mostram que o caminho é certo! Realmente muitas empresas querem aparecer e não manter os clientes! Fogo de palha não resolve, precisamos ser úteis para os clientes e lucrar com isso! Seria o mundo perfeito!!!
[Reply]
muito grato pelas dicas abraços Luis Figueiredo
[Reply]
Bom dia Anderson,
Compartilho com você este pensamento, realmente temos que criar uma estratégia que vai além das curtidas , não podemos ignorar as mudanças que vem ocorrendo no mercado corporativo, mas temos que ser mais cautelosos para não acender os holofotes na direção errada.Importante reflexão abordada nesta matéria.Obigado.
[Reply]