fbpx

Branding Brasil – O país se preocupa com a sua imagem?

Branding Brasil – O país se preocupa com a sua imagem?

Impossível não falarmos sobre os acontecimentos ocorridos em nosso país. Em meio a um evento de amplitude mundial, como a Copa das Confederações, o Brasil vai pra rua e libera os gritos oprimidos da população em busca de justiça, menos corrupção e menos impostos.

Nesta semana, alguns jornais mundiais noticiaram: “O que está acontecendo com o Brasil?”. Conseguimos construir uma imagem de marca tão forte que muitas pessoas não entenderam por que a população estava nas ruas protestando e reivindicando algo. Platão disse: “Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo” e o Brasil apenas preocupou-se com a primeira parte da frase de Platão, moveu-se para que o mundo o considerasse uma potencia importante. Conseguiu! Mas será que o tema de casa foi feito? Conseguiu apresentar-se para sua população com a mesma qualidade com que a fez para o resto do planeta?

imagesAcredito que sairemos dessa com alguns arranhões. Penso que ninguém se interessa em fazer turismo em um país que está praticamente num cenário de guerra, contudo também acredito que isso não seja a questão mais importante agora. Em nosso dia a dia passamos dificuldades. Temos que “matar um leão por dia”. Não nos dizem que é nas grandes dificuldades que recebemos os maiores ensinamentos? Pois é, se a premissa é verdadeira, então não deixemos de lutar por nossos direitos, até por que a Copa das Confederações e a Copa do Mundo não serão a solução para o Brasil ser um país mais justo, são apenas uma injeção na economia.

Utilizemos este exemplo para as empresas que conhecemos. Não trabalhamos para melhorar a nossa imagem perante o mercado e acabamos deixando esquecido o que nossos colaboradores pensam de nossa gestão, de nossa marca e de nossas atitudes? Alias, ai está uma coisa importante. Devemos rever nossas atitudes. Não basta que façamos altos investimentos na nossa marca se nossos atos não condizerem com tudo o que está sendo apresentado.

Nossos gestores gastam verdadeiras fortunas em propagandas e acabam esquecendo-se de dar bom dia aos funcionários. Valores! Não devemos esquecer os verdadeiros valores de nossa existência, da existência de nossas empresas e da razão pela qual levantamos todos os dias. Busquemos a nossa razão de ser. Sempre lembrando que para uma construção de marca eficiente e eficaz, não basta apenas ter um ótimo projeto gráfico e nem textos maravilhosos. É necessário ter essência, valores bem definidos, sentimentos à flor da pele. É necessário engajar.

O país deve agora além de preocupar-se com a sua imagem, preocupar-se com o seu povo. Assim a população terá motivos de verdadeira felicidade para transformar a rua na maior arquibancada do Brasil!

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Marcus-Tonin

0

Marcus Tonin

Sócio da Candoo Comunicação e Branding e Consultor de Marketing pelo Sebrae. Apaixonado pela comunicação, que ainda acredita que esta deva ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *