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Qual sua estratégia nas mídias sociais? Você sabe onde pode estar errando?

Qual sua estratégia nas mídias sociais? Você sabe onde pode estar errando?

Acompanhe os resultados, sempre! Todo meio de comunicação digital é capaz de produzir resultados mensuráveis, então planeje!

Sua estratégia para atuar nas mídias sociais alimenta o seu funil de marketing e fornece informações úteis envolvendo perspectivas, clientes e do público em questão.

Separei alguns pontos onde a estratégia de atuação em mídias sociais do seu negócio/cliente pode estar enfraquecida e você nem tenha notado!

Vamos começar com um ponto básico: monitoramento! Se não há monitoramento isso significa que você simplesmente está deixando de prestar atenção ao que está sendo dito. Isso pode refletir em sua comunicação nas redes, tornando o conteúdo contextualmente irrelevante e fora de sintonia com o público que você quer atingir. Ainda pior, você pode ter um problema e, nem ao menos saber disso. O ideal é usar uma plataforma de monitoramento. No mínimo, estabelecer uma presença e ter tempo para aprender e ouvir sobre o seu mercado. Além disso, uma forma que pode ajudar, é a criação de alertas do Google apropriados. Já é um começo!

Como em qualquer atividade na empresa, você deve definir objetivos e metas específicas. Nas mídias sociais não é diferente! Eles devem estar alinhados com seus objetivos de marketing e de negócios.

Os clientes usam as mídias sociais para uma variedade de razões, além de não utilizar só uma plataforma. A criação de uma persona pode ajudar a garantir que a sua estratégia de mídia social esteja alinhada com a atividade do seu mercado-alvo.

midias-sociaisFalta de conteúdo e excesso de postagens comerciais, anúncios e publicidade também são um erro. As mídias sociais não são como site de anúncios ou classificado. A solução está na curadoria de conteúdo. Como já relatei em outro post aqui no Ideia sobre sua importância, a curadoria de conteúdo é uma necessidade! Mantenha as informações sobre a sua organização bem alinhadas e filtradas para que chegue ao público desejado da melhor forma possível, sempre de forma gradual e contínua.

Além, disso, a falta de uma formatação especial ou direcionamento no conteúdo dificulta que seu público consuma o conteúdo de forma adequada. Tenha em mente que você deve tornar seu conteúdo acessível para clientes em potencial, independentemente do dispositivo que está usando.

Ausência e falhas no branding é falta grave! Os comentários e conteúdo que você postar em seus canais de mídias sociais devem incorporar a sua marca para que o público possa identificá-lo como seu. Já comentei anteriormente sobre a importância do Branding  e como a identidade de marca proporciona sentido, finalidade e significado, ajudando a estabelecer um relacionamento entre marca e o cliente por meio de uma proposta de valor envolvendo benefícios funcionais, emocionais ou de auto-expressão.

Isso interfere no posicionamento da marca! O comportamento do consumidor deve ser entendido, já que a experiência da marca afeta a satisfação deste.

Um dos pontos fortes de incorporar sua marca ou organização nas mídias sociais em seu mix de marketing é melhorar os resultados de pesquisa nos rankings dos buscadores, visto que as mídias sociais e outros formatos de conteúdo aparecem em SERPs (páginas de resultados de pesquisas). Certifique-se de seus meios de comunicação estão focado em suas principais palavras-chave. Além disso, adicione texto ao seu conteúdo não textual.

Sua estratégia nas mídias sociais podem se beneficiar do uso de publicidade direcionada, que é altamente segmentado e pode produzir resultados surpreendentes. Avalie essa possibilidade!

Outro mito que assombra as empresas e organizações é o fato de que muitos executivos seniores evitam as mídias sociais. Criar oportunidades direcionados para a interação entre o CEO (e afins) e o público pode ser uma ótima aposta, além de criar um relacionamento e humanização na aproximação com o público-alvo.

Enquanto muitas plataformas de mídia social são livres para estabelecer uma presença, outras exigem um fluxo contínuo de novos conteúdos. Tenha um budget. Crie conteúdo personalizado em cada um desses canais, proporcionando estilo e diferenciação.
Social media não pode ser uma tática de marketing independente. Ela requer o apoio de outros aspectos do seu mix de marketing e ajuda a prolongar o seu marketing convencional. Estabeleça uma lista de elementos, verificando onde seus canais de mídias sociais requer suporte do resto de seu marketing, bem como onde estes podem ajudar a expandir seu alcance de marketing.

Acompanhe os resultados, sempre! Todo meio de comunicação digital é capaz de produzir resultados mensuráveis, então planeje! Determine métricas e como mensurá-las e mais que isso, APLIQUE os resultados que obter para otimizar sempre seus canais e inovar sua comunicação nas mídias sociais.

Marcella-Gielfi

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Marcella Gielfi

Entusiasta da gestão do conhecimento, CAPM e White Belt, atua com foco em gestão de equipes e projetos digitais, integrados e multi-plataformas, além de consultorias na área e curadoria de conteúdo.

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