fbpx

KPIs: Indicador-chave de Desempenho

KPIs: Indicador-chave de Desempenho

Hoje trago mais uma ferramenta importantíssima para a análise de desempenho e evolução de sua empresa. Desta vez, diferente da abordagem utilizada nos artigos do Retorno Sobre Investimento em Comunicação, falarei superficialmente da ferramenta, contando a experiência que vivenciei.

A ferramenta que apresentarei hoje são os Indicadores-Chave de Desempenho, ou KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicator).

Os KPIs tem por objetivo medir o nível de desempenho de um processo. Estes indicadores permitem realizar uma análise de como está a empresa em comparação as outras do mesmo setor, ou como está o andamento de um projeto ou até de um departamento. As aplicações realmente são infinitas, eu particularmente tive a oportunidade de ver uma grande empresa sendo gerida através da análise inteligente de números, a Toyota.

A filosofia de gerenciamento aplicada pela Toyota foi introduzida por Taiichi Ohno, em meados da década de 40, chamada de Ohnoismo ou Sistema Toyota de Produção. Ohno foi também o criador do sistema Kanban, também aplicado inicialmente na Toyota. O sistema permite o controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.

Minha experiência veio de uma curta passagem em uma revendedora regional desta grande montadora. Nesta visita pude passar por todos os setores e ver a maneira majestosa que a Toyota transforma tudo em números. Estes que são avaliados semanalmente para ajustes em suas equipes. Este modelo de avaliação vem da rede que treina os profissionais de cada setor para que alimentem um sistema. É este sistema que traduz em seu dashboard os números em gráficos, estes que apontam o crescimento das vendas ou pós-venda, por exemplo. Posteriormente a rede avalia os números de cada franqueadora e as rankeia premiando as melhores por sua excelência.

Abaixo mostro uma imagem muito similar ao sistema utilizado pela revendedora em questão:

 kpi_1

Espero que tenham apreciado mais este artigo. Deixo vocês, como sempre, com uma frase que embasa todo o texto acima:

“Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”. Peter Drucker

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Roberto-Rocha

0

Roberto Rocha

Profissional e Consultor de Marketing; Analista em Mensuração de Investimentos em Marketing/Comunicação; Designer.

Um comentário em “KPIs: Indicador-chave de Desempenho

  1. Muito interessante e extremamente útil o artigo… Como também dizia W.E.Deming “Não se gerencia aquilo que não se mede”.

    Como ferramenta para ajudar na Gestão com Indicadores de Desempenho, recomendo o Managerbook, Rede Social de Indicadores. Na ferramenta juntaram-se os conceitos de Indicadores com a ideia de compartilhamento do conhecimento acumulado através de uma Rede Social.

    Muito legal mesmo…

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *