fbpx

Você conhece o Facebook Ads?

Você conhece o Facebook Ads?

O número de usuários nas redes sociais cresce a cada dia. Não é difícil entender o crescimento de propagandas por ali. Milhões de internautas estão expressando seus likes no Facebook, twittando sobre produtos, fixando fotos no Pinterest ou interagindo de alguma forma em outras redes sociais. Tudo isso faz com que as empresas concentrem suas atenções nessas plataformas desejando transformar todas essas ações em vendas.

Além do mais, os produtos de publicidade oferecidos permitem segmentação de acordo com dados demográficos específicos, conexões, interesses e hábitos dos usuários. A grande vantagem é a possibilidade de as empresas poderem identificar seus nichos de mercado e direcionar suas propagandas exatamente para aqueles usuários que são clientes em potencial. Veiculando uma campanha mais focada, direcionada e precisa.

facebook-adsAnunciar no Facebook Ads pode ser mesmo muito eficaz, mas isso dependerá de quem faz o anúncio. Segundo o próprio Facebook, pessoas que curtem sua página gastam em média duas vezes mais como cliente do que pessoas que não estão conectadas a sua empresa. Sabia disso?

Porém, para que ela dê certo é necessário que o empresário saiba como funcionam as redes sociais e como elaborar a melhor estratégia para divulgação de sua marca, produto ou serviço. O ideal é identificar o perfil de seu cliente alvo e definir a melhor maneira para interagir com ele. É importante perceber que anunciar apenas produtos e promoções não é exatamente o que atrairá a atenção de seu cliente por ali.

O ideal é identificar o benefício final desejado pelo consumidor e usar isso em seu anúncio. Ninguém compra maquiagem por si só, compra-se a beleza que vem por trás dela. Ninguém compra roupa, apenas pela roupa, compra-se a diferenciação que ela trás frente a outras pessoas. Nas mídias sociais, mais do que nas outras mídias você tem que passar isso de maneira clara e rápida. Afinal seu anúncio pode até aparecer para seu prospect, mas ele não está ali para ver anúncios, e sim para interagir com seus amigos e com coisas de seu interesse. Seu anúncio concorre com as fotos da última festa, com o cachorrinho fofo que um amigo comprou ou o vídeo mais famoso do momento e que todos estão comentando. Sua empresa precisará de muita criatividade para tirá-lo do foco. Por isso, a estratégia correta é muito importante.

Se sua empresa tem uma página, anunciar é o próximo passo. Quanto mais pessoas curtem sua fanpage, maior é o que chamamos de “prova social”. Os usuários prestam atenção no número de pessoas que curtiu a página e isso te destaca frente aos concorrentes com menos “curtidas”, afinal sua prova social é maior.

Seguem alguns pontos importantes a considerar em seus anúncios:

Utilize imagens adequadas

 Ela é o seu carro chefe – o chamariz. Através dela a atenção dos usuários será captada e o tão desejado clique poderá acontecer. Seja criativo. Use imagens com boa resolução, cores vivas, mas sem muitos detalhes ou eles poderão se perdem na publicação, uma vez que o formato é bem pequeno. Lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras. Escolha uma que tenha a ver com seu negócio embora, como comentado antes, não precise ser exatamente o seu produto.

Escreva um título apelativo 

O titulo tem que ser forte, chamativo e casar perfeitamente com a imagem. Se seu apelo de diferenciação for preço, colocá-lo no título pode ser uma boa ideia. Sempre teste várias combinações título-imagem e escolha a que se mostrar mais adequada ao tipo de campanha que esta desenvolvendo. Lembre-se de escrever o título na mesma linguagem utilizada pelo seu público e de acordo com a faixa etária a que ele está direcionado. Também faça com que haja correlação entre o título, a imagem e o texto que irá utilizar para o anúncio.

Defina bem o texto do anúncio

 Fale com a linguagem que seu cliente quer ouvir. Isso alavancará o relacionamento. Não precisa ser formal se o público alvo é informal e a rede onde está anunciando também o é. Aqui, uma sugestão é prestar atenção na maneira como as blogueiras de moda se comunicam com o target delas. As que têm mais fãs são justamente aquelas que descobriram a maneira correta de se comunicar, usando palavras e gírias adequadas, fazendo com que os fãs se sintam velhos amigos delas. Seu objetivo é descobrir o que funciona assim para o seu target. Lembre-se que o texto é curto e você terá poucos caracteres para passar sua ideia – seja direto naquilo que quer transmitir. Também pense em usar ali mesmo uma chamada para a ação – o seu potencial cliente pode estar interessado em seu anúncio, mas sem tempo para ir até sua página e, um “curta aqui” no próprio texto do anúncio, pode ajudar muito para um engajamento rápido.

Para longas campanhas, renove sempre seu anúncio

Não mantenha a mesma campanha indefinidamente, mesmo que aparentemente ela esteja perfeita. Faça pequenas alterações se for continuar anunciando por um tempo maior, não deixe que as pessoas se acostumem com seu anúncio e percam o interesse em clicar nele.

Portanto, anunciar no Facebook Ads não é um bicho de sete cabeças e é uma das melhores opções atualmente. Aumenta vendas, dissemina a marca, eleva o tráfego para o seu site e ainda fideliza clientes. E o melhor de tudo, você ainda pode começar com valores pequenos, ir entendendo como seu target funciona e então anunciar mais e de forma mais precisa. Ótima alternativa para pequenos e médios empresários, não?

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Erica Ariano

0

Erica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É consultora de marketing, especialista em mídias digitais e palestrante. Sua porção engenheira a faz ser louca por neurociência, por isso estuda o assunto e escreve sobre ele aqui também.

2 comentários sobre “Você conhece o Facebook Ads?

  1. Muito boas essas dicas para nos que buscamos divulgar nosso trabalho. Que venham mais!!!

    0

    [Reply]

    Erica Ariano Reply:

    Oi, Felipe.

    Que bom que gostou das dicas.
    Continue acompanhando o Ideia, porque aqui ideias e dicas não faltarão! Se quiser sugerir temas, também fique a vontade, ok?

    Obrigada por participar!
    Forte Abraço.
    Erica Ariano

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *