fbpx

Marketing Social: Fazer o bem, sem olhar a quem

Marketing Social: Fazer o bem, sem olhar a quem

Será?

Será que a frase que intitula esse artigo é realmente verdadeira? Será que as empresas brasileiras realmente pensam no trabalho social como uma ajuda sem interesses? Esse é um assunto cada vez mais discutido, as empresas buscam constantemente maior aproximação com seu público alvo e engajar-se em ações que beneficiam o próximo se torna estratégia interessante para algumas empresas e empresários.

Para realmente atingir o modelo 3.0 do Marketing citado por Kotler, a empresa deve estar atenta ao ser humano como um todo, atingindo mente, coração e espírito. Para isso a empresa deve pensar se sua missão, visão e valores estão adequados à premissa que ela pretende adotar. Não se trata apenas de criar um propósito de sustentabilidade, mas sim se ter um propósito, social, cultural ou ambiental, algo que realmente esteja enraizado no âmago da corporação.

Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento, sendo assim esse comportamento deve ser mudado tanto dentro quanto fora das organizações.

Mas um pouco diferente do que imaginamos, muitas empresas estão tomando esse tipo de atitude apenas em busca de visibilidade, acreditando que os consumidores possuem maior empatia com esse tipo de organização, elas visam apenas uma maior aproximação com seu público alvo. Não são poucos os casos onde o líder nem imagina qual a ação social sua empresa está promovendo, e pior, ele nem faz questão de saber, apenas paga para que seja feita e que possa devidamente ser noticiada pelos veículos de imprensa.

Como exemplo, não podemos acreditar que uma empresa que cumpre suas obrigações ambientais é uma empresa denominada “verde”. É necessário mais do que isso, é necessário que a diretoria da empresa esteja engajada nesse projeto, que se empenhe e mostre para os demais colaboradores da empresa que o sentimento é compartilhado por todos os setores. Dessa forma, com a opinião de todos, é que podemos considerar que esta empresa realmente está engajada em alguma ação social.

Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento, sendo assim esse comportamento deve ser mudado tanto dentro quanto fora das organizações. Diretores, colaboradores e sociedade devem perceber o impacto e a verdade desses projetos, só assim a empresa será reconhecida pelo seu empenho social. Mais do que isso, ela poderá desfrutar do maior prazer de todos, o de ver algum rosto feliz, em saber que alguém recebeu alguma ajuda, em saber que alguma coisa melhorou em algum lugar distante, em ter a certeza de que está realmente ajudando a construir um mundo mais honesto, colaborativo e melhor.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Marcus-Tonin

0

Marcus Tonin

Sócio da Candoo Comunicação e Branding e Consultor de Marketing pelo Sebrae. Apaixonado pela comunicação, que ainda acredita que esta deva ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.

Um comentário em “Marketing Social: Fazer o bem, sem olhar a quem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *