fbpx

Posicionamento de marca e conteúdo: como alinhar as duas pontas

Posicionamento de marca e conteúdo: como alinhar as duas pontas

Se você produz conteúdo que não reflete os valores e atitudes que devem ser transmitidos pela sua marca, é melhor parar tudo e repensar o que você está fazendo na comunicação.

Se existe algo importante na hora de conceber qualquer planejamento, é o posicionamento a ser dado para a marca. Sem ter estabelecido este foco, é matematicamente impossível obter bons resultados. Uma vez que o posicionamento está claro, é necessário fazer valer cada um dos pontos e evitar desvios.

O core business da empresa é produzir sobremesas, procure manter algum limite nos assuntos a serem tratados. É claro que partir para conteúdos experimentais é algo que deve ser feito com alguma frequência, porém deve-se tomar o triplo do cuidado que se tem ao gerar conteúdo de baixo risco.

Um exemplo disso é a postagem feita na página do Danette no Facebook. Na quarta-feira (08/05), o time do São Paulo havia sido eliminado da Copa Libertadores da América pelo Atlético Mineiro pelo placar de 4×1. Quais marcas poderiam se manifestar sobre este assunto? Em um exercício rápido podemos listar produtos que estejam diretamente ligados à cultura do futebol: cerveja, salgadinhos e marcas esportivas.

Humor, plataformas e percepção

Existe um sério problema de percepção das plataformas de redes sociais por parte das marcas e suas agências. O senso comum diz que estes espaços são o lugar perfeito para trocadilhos, piadas e assim por diante. Se o seu canal de comunicação via Facebook e Twitter está lotado de tentativas de humor, existe algo errado no seu plano de comunicação.

As suas outras campanhas são “engraçadonas” também? O humor faz parte da sua definição de voz e tom? Se as mensagens em todos os canais não estiverem alinhadas, o prejuízo pode ser grande. No caso escolhido para exemplificar este assunto, o Danette publicou a seguinte mensagem: “Poderia ser Danette, mas foi um CHOCOLATE no seu time do coração”.

danette-fail-sp-facebook

Agora vamos a uma breve análise. As sobremesas fazem parte do universo futebolístico? O público-alvo do Danette pode muito bem consumir produtos relacionados a futebol, mas o esporte não está no contexto do produto. O trocadilho, neste caso, foi completamente infeliz – já que a marca apagou a postagem cerca de uma hora e mais de 500 comentários depois.

Como alinhar as pontas

Produzir conteúdo para plataformas de redes sociais não é algo que o seu sobrinho pode fazer. Não é só “saber mexer no Facebook” – até porque este canal é apenas uma fração de toda a campanha e um dos mais difíceis de se obter resultados reais não relacionados a brand awareness.

Sendo assim, antes de postar trocadilhos para depois de uma hora dizer:

“Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com o post equivocado publicado hoje aqui na página da marca.

Respeitamos as reações e reforçamos que o conteúdo não reflete nossos valores e atitudes.”

Não poderia haver mensagem pior do que esta! “…o conteúdo não reflete nossos valores e atitudes.” é a manifestação total da urgência em alinhar conteúdo, valores e atitudes. Cada vez mais o consumidor cobra honestidade e transparência das marcas e isso exige que esses três pilares caminhem juntos.

Se você produz conteúdo que não reflete os valores e atitudes que devem ser transmitidos pela sua marca, é melhor parar tudo e repensar o que você está fazendo na comunicação. O conteúdo nada mais é do que o primeiro ponto de contato do consumidor com a sua marca.

Por isso, ele deve estar dentro daquilo que é dito na missão, nos valores e na visão de cada empresa. Do contrário, não vale a pena estar em um canal só para ter meia dúzia de curtidas, não acham?

Este texto foi produzido com base nas informações do Blue Bus e Máquina do Esporte

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

0

Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *