Quem sou e para onde vou? Definindo o perfil empresarial para atingir o target

A definição de target ajuda na direção das vendas, na diminuição do tempo ocioso e na acertada divulgação.
Pequenas, médias ou grandes empresas de comércio final passam por dúvidas na hora de definir ou descrever seu target (público alvo) e até mesmo dizer quem são no mercado de atuação. É complicado para um comerciante revendedor de calçados de uma cidade do interior descrever quem é seu cliente principal, por exemplo. Muitas vezes isso ocorre pela falta de preparo dos colaboradores e pela não definição de um perfil.
O colaborador da empresa é quem está à frente do comércio e quem tem contato direto com o público. Ele deve portar-se de acordo com a imagem da empresa, seguir seus princípios e entender de seus produtos/serviços. E é nesse momento que entra a importância de delimitar um perfil.
Como delimitar um perfil, mesmo sendo um pequeno comércio, e por onde começar?
Respondendo essas questões básicas, ou adaptando outras questões ao perfil da empresa, fica fácil construir um parâmetro:
Qual ramo de atuação?
Qual necessidade o produto ou serviço sacia?
O que é importante preservar como princípio?
Como a empresa quer ser vista no mercado em que atua?
Como os colaboradores devem se portar diante do target?
Quem é esse target e qual a razão de compra?
Após essa análise de percepção, é preciso definir missão, visão e valores, que são os princípios básicos de uma instituição.
Simplificando: MISSÃO é o motivo da existência, a organização foi criada para quê e com qual intuito, é sua razão de ser. VISÃO é o objetivo, o que a organização quer atingir e em quanto tempo, tem que ser clara e possível. VALORES são os princípios éticos, é a simbolização dos atos dos fundadores e colaboradores em geral.
Tendo traçado o perfil, fica mais fácil para o comerciante entender quem é sua empresa no mercado atuante e assim, selecionar uma equipe capaz de transmitir suas ideias e vender o produto com precisão e eficácia. O colaborador sabendo em que âmbito está inserido consegue dedicar-se a representar a empresa e entender de seu produto ou serviço, podendo dirigir-se ao público correto.
A definição de target ajuda na direção das vendas, na diminuição do tempo ocioso e na acertada divulgação. É importante saber quais são os produtos para distribuição comercial, mas é de extrema necessidade saber quem deve comprá-los e mais ainda preparar a equipe para reconhecer esse público. Trace um perfil, entenda o mercado e prepare sua equipe para as vendas.
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Parabéns pelo artigo, muito útil, claro e objetivo. Mais uma vez conseguiram me deixar sem dormir com a qualidade e constância do conteúdo que vocês publicam!
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