fbpx

Quem sou e para onde vou? Definindo o perfil empresarial para atingir o target

Quem sou e para onde vou? Definindo o perfil empresarial para atingir o target

A definição de target ajuda  na direção das vendas, na diminuição do tempo ocioso e na acertada divulgação.

Pequenas, médias ou grandes empresas de comércio final passam por dúvidas na hora de definir ou descrever seu target (público alvo) e até mesmo dizer quem são no mercado de atuação. É complicado para um comerciante revendedor de calçados de uma cidade do interior descrever quem é seu cliente principal, por exemplo. Muitas vezes isso ocorre pela falta de preparo dos colaboradores e pela não definição de um perfil.

O colaborador da empresa é quem está à frente do comércio e quem tem contato direto com o público. Ele deve portar-se de acordo com a imagem da empresa, seguir seus princípios e entender de seus produtos/serviços. E é nesse momento que entra a importância de delimitar um perfil.

Como delimitar um perfil, mesmo sendo um pequeno comércio, e por onde começar?

Dúvida1

 

Respondendo essas questões básicas, ou adaptando outras questões ao perfil da empresa, fica fácil construir um parâmetro:

Qual ramo de atuação?
Qual necessidade o produto ou serviço sacia?
O que é importante preservar como princípio?
Como a empresa quer ser vista no mercado em que atua?
Como os colaboradores devem se portar diante do target?
Quem é esse target e qual a razão de compra?

Após essa análise de percepção, é preciso definir missão, visão e valores, que são os princípios básicos de uma instituição.

Simplificando: MISSÃO é o motivo da existência, a organização foi criada para quê e com qual intuito, é sua razão de ser. VISÃO é o objetivo, o que a organização quer atingir e em quanto tempo, tem que ser clara e possível. VALORES são os princípios éticos, é a simbolização dos atos dos fundadores e colaboradores em geral.

Tendo traçado o perfil, fica mais fácil para o comerciante entender quem é sua empresa no mercado atuante e assim, selecionar uma equipe capaz de transmitir suas ideias e vender o produto com precisão e eficácia. O colaborador sabendo em que âmbito está inserido consegue dedicar-se a representar a empresa e entender de seu produto ou serviço, podendo dirigir-se ao público correto.

A definição de target ajuda  na direção das vendas, na diminuição do tempo ocioso e na acertada divulgação. É importante saber quais são os produtos para distribuição comercial, mas é de extrema necessidade saber quem deve comprá-los e mais ainda preparar a equipe para reconhecer esse público. Trace um perfil, entenda o mercado e prepare sua equipe para as vendas.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Hayane_Souza

0

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.

Um comentário em “Quem sou e para onde vou? Definindo o perfil empresarial para atingir o target

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *