O que é estratégia de conteúdo?

Pensar sobre o conteúdo ainda é algo não muito frequente em vários projetos. Geralmente, o que deveria ser previsto no momento em que o projeto é concebido acaba sendo deixado de lado e só vão tocar neste assunto no final. E aí? O que você faz?
Por isso é tão importante montar estratégias para a frase “conteúdo é rei” não seja percebida só no último minuto. E quando o pessoal se lembra de fazer tudo certinho desde o começo, quais são os passos?
Pois bem, uma estratégia de conteúdo precisa passar por três processos básicos:
- Auditoria
- Análise
- Estratégia
Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles.
Auditoria
As auditorias de conteúdo tem como objetivo listar cada uma das páginas de um site. Deve-se anotar a hierarquia, o nome da página, a URL que leva a ela e o tipo/função dela no site. Tudo isso pode ser colocado em uma planilha para facilitar a sua vida.
“E se o site tiver milhares de páginas, eu preciso listar todas elas?” Depende do tipo de análise que você precisa fazer. Normalmente, uma análise por amostragem resolve bem o assunto. Ainda assim, isso não é uma regra absoluta.
Análise
Uma vez que você tenha mapeado as páginas a serem analisadas na sua auditoria, é hora de confirmar alguns pontos importantes que estão relacionados com os rumos da empresa e a cultura da organização. São eles:
- Alinhamento de objetivos de negócios e dos usuários;
- Prever quais são os riscos e como contorná-los;
- Identificar KPIs;
- Listar recomendações estratégicas fundamentais para o conteúdo;
- Marca e mensagem;
- Canais e busca do usuário;
- Análise da concorrência;
- Métricas do site;
- Estratégia de SEO;
- Objetivos globais de comunicação e negócios;
- Quem são as pessoas que podem dar palpites?
Esta lista poderia ocupar uma página inteira, mas vamos apenas nos ater a uma versão reduzida. É imprescindível que você tenha o contato das pessoas responsáveis pelas áreas envolvidas em cada um desses tópicos. Isso é vital para a sua compreensão do cenário.
Estratégia
Depois de ter traçado um bom pano de fundo, é hora de pensar na estratégia propriamente dita. Comece se questionando sobre qual conteúdo a empresa precisa e o por quê. Depois, pense na estrutura, na encontrabilidade, no cotidiano, nos passos que vem após a publicação e em como tudo isso vai impactar o negócio como um todo.
Tendo isso em mãos, você pode esperar por resultados fenomenais. Seus usuários/consumidores estarão mais satisfeitos com a marca, que por sua vez está mais consistente e sabe trabalhar melhor com potenciais riscos. Além disso, o tráfego para o site terá melhoras evidentes.
E então? Pronto para começar a traçar a sua estratégia?
QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL
Muito explicativo seu texto Luísa!
Parabéns! Planejamento é a base de qualquer projeto e é por meio dele que a execução se torna assertiva.
Sds,
[Reply]