Sabemos que marcas têm personalidades e características próprias e, que muitas delas não sabem como explorar isso muito bem. Definitivamente, esse não é o caso da Dove, linha de produtos de higiene da Unilever.

Quem analisar (mesmo que superficialmente) os comerciais e materiais publicitários da marca, rapidamente consegue identificar que o objetivo é elevar a auto-estima da mulher, reforçando os pontos fortes da sua real beleza.

Para reforçar essa forte característica da marca, a Dove realizou uma campanha para tangibilizar sua sensibilidade, os Retratos da Real Beleza. A ação contava com o artista forense do FBI, Gil Zamora, para criar retratos falados de algumas mulheres que ficaram atrás de uma cortina e descreveram-se para ele exatamente como se enxergavam. Porém, antes disso, as mesmas mulheres que participariam do retrato falado com Zamora, passaram um tempo conversando com desconhecidos, sem saber o motivo: eles também as descreveriam para o artista.

O resultado foi realmente emocionante. Os desenhos do artista forense comprovam que as mulheres têm dificuldades de enxergar a própria beleza e que a visão distorcida que tem de si próprias pode interferir negativamente em suas vidas.

Sensibilidade. Essa é a palavra que, em minha opinião, a Dove conseguiu transmitir com maestria e muita qualidade.

“Mulheres são as principais criticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. Dove assumiu o compromisso de incentivar a auto-estima positiva e inspirar mulheres e meninas  a atingir seu potencial máximo. Por isso, realizamos uma experiência que comprova algo muito importante: Você é mais bonita do que pensa.”

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Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com