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Ponto de contato – Conteúdo e confiança na sua marca

Ponto de contato – Conteúdo e confiança na sua marca

Poucas coisas são tão frágeis quanto a confiança. Além de ser o resultado de um processo de relacionamento demorado, não é preciso muito para acabar com todo o trabalho feito anteriormente. Portanto, lembre-se de cuidar muito bem dos seus pontos de contato com o consumidor.

É muito comum depositar quase todas as esperanças no seu produto final ou serviço. Muitos executivos têm a plena convicção de que o produto ou serviço é sólido o suficiente para que o consumidor confie e seja fiel. Entretanto, isso não passa de uma obrigação. Você não está fazendo mais do que o mínimo ao oferecer um produto de boa qualidade.

O problema está nos pontos de contato

Posicionamento e marketing de conteúdo

Para construir um bom relacionamento com o seu consumidor, você precisa ter estruturas, mensagens e comportamentos de marca bem estabelecidos. Independente de como será a sua estratégia, uma coisa é certa: você vai precisar de conteúdo.

Definir a voz da sua marca e quais são os canais de entrega da mensagem são tópicos essenciais! Eles mostram exatamente como a sua marca se posicionou em relação ao mercado e criam expectativas em quem compra e consome o que você faz.

pessoasPor isso, o maior clichê do marketing deve ser repetido como um mantra: conheça o seu público! Saiba quem são essas pessoas, onde elas vivem, o que gostam, o que precisam e mais do que tudo – tente descobrir o que elas esperam da sua marca e se é possível chegar lá. Depois disso, cumprir as suas promessas fica muito mais fácil!

Outro ponto importante envolve a consciência de que a sua marca também é uma mídia. Isso significa que você pode (e deve) construir conteúdos que atendam bem aos seus clientes e consumidores até quando eles normalmente não recorreriam à sua marca. Esteja disponível e coloque a prestação de serviço e o bom atendimento como metas cruciais para estabelecer a confiança.

Atendimento ao consumidor

Suponhamos que a entrega do seu produto esteja perfeita, mas um dos seus consumidores teve um problema durante o uso. O procedimento padrão é informar um canal para que ele possa solucionar essa questão. Ao ligar para o seu SAC, o consumidor encontra o seguinte cenário:

  • Atendimento demorado;
  • Burocracias;
  • Menus gravados ineficientes;
  • “Só mais um minutinho, senhor…”;
  • “Nosso sistema caiu, senhor…”;
  • Frustração.

É neste momento que toda a expectativa criada pelas campanhas publicitárias cai por terra. É hora de admitir que você está delegando uma tarefa importantíssima a uma equipe que nem sempre está preparada para encontrar e executar a melhor solução.

Em quem confiar?

A EdelmanSignifica elaborou um denso estudo sobre a confiança das pessoas em diferentes organizações. No Brasil, os números são bastante curiosos:

  • 64% das pessoas confia em empresas
  • 66% das pessoas confia na mídia
  • 59% das pessoas confia em ONGs
  • 33% das pessoas confia no governo

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Em um cenário global de 26 países, somos o sétimo que mais confia em empresas. A corrupção e a incompetência do governo são alguns dos motivos para que se confiasse menos nessa entidade. Outra informação importante está no fato de que, cada vez mais o brasileiro vê nas mídias digitais uma forma de se relacionar com as marcas.

As mídias sociais e os canais de owned media se mostraram crescentes nos países emergentes, que englobam a América Latina e o Brasil. Portanto, se mostrar em canais próprios e trazer a sua mensagem é algo que pode fazer a diferença na hora de estabelecer contato especialmente com o público de 18 a 44 anos.

Estar em canais deste tipo mostra que você está disposto a dialogar e falar “fora do pedestal”. Vale a pena fazer este teste, não acha?

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Luisa Barwinski

Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

2 comentários sobre “Ponto de contato – Conteúdo e confiança na sua marca

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