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Netnografia como estratégia de reconhecimento e relacionamento

Netnografia como estratégia de reconhecimento e relacionamento

Essa ferramenta permite ao pesquisador compreender amplamente as redes de contato dos usuários de uma determinada marca, produto e/ou serviço.

A netnografia é uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada na etnografia cunhada por Malinowski na década de 20. A etnografia era construída a partir de uma vivência pessoal do pesquisador no objeto de estudo, à época, tribos como as do Pacífico Sul foram amplamente estudadas por Malinowski. A inserção na cultura do “outro” era profunda e ele vivenciava com o olhar do “outro” todas as manifestações culturais daquela tribo. Foi, a partir desta mesma metodologia de pesquisa que se funda o conceito de neutralidade científica, no qual o pesquisador respeita as verdades do “outro” sem interferir nem fazer julgamentos.

netnografiaAssim, a netnografia, cunhada por Robert Kozinets na primeira década do século XXI vem sendo utilizada cada vez mais para estudos em profundidade do comportamento do consumidor na web.

Por seu caráter qualitativo e em profundidade ela é a metodologia mais adequada para analisar o perfil, desejos, anseios, costumes, necessidades e demais variáveis comportamentais do consumidor na web. Essa ferramenta permite ao pesquisador compreender amplamente as redes de contato dos usuários de uma determinada marca, produto e/ou serviço.

Assim sendo, é possível montar estratégias diferenciadas de relacionamento com o público respeitando suas próprias idiossincrasias e peculiaridades.

Para as empresas de marketing, alinhar suas ações a partir de um estudo netnográfico agrega valor na qualidade do relacionamento no qual o consumidor não se sente distanciado da proposta de marketing. Ao contrário, corrobora para um relacionamento que pode se tornar duradouro, profundo e diferenciado.

Na verdade, as empresas que têm adotado essa metodologia de pesquisa, têm conseguido elevados índices de retorno e cocriação com seus consumidores. Isso minimiza o custo de lançamento de campanhas, de oferta de novos produtos e até mesmo da criação de conteúdo interativo nas redes sociais e demais mídias.

Dessa forma, pouco a pouco vai se percebendo o aumento significativo do ROI daqueles que se utilizam dessa metodologia de pesquisa. E o melhor de tudo é que, por não ter custos com campo (pesquisadores, questionários, digitação, checagem, processamento etc.), a netnografia é uma pesquisa bem mais barata do que as tradicionais.

Beatriz-Villar

 

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Beatriz Villar

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