fbpx

Second Screen: Um mundo de telas

Second Screen: Um mundo de telas

Desde 2009 se ouve falar sobre a segunda tela e, com o aumento dos gadgets e das telas conectadas, a possibilidade de interagir com comerciais e programas de TV é cada vez maior.

A “falácia da caixa preta” que dizia que mais cedo ou mais tarde todos os conteúdos midiáticos iriam fluir por uma única “caixa preta” em nossa sala de estar ou no ambiente mobile em nosso bolso caiu por terra, visto que hoje TV`s, tablets e smartphones (e até relógios) se completam e nos possibilitam experiências diferentes. [Leia o livro “Cultura da Convergência!]

second screenEm uma pesquisa realizada pelo IBOPE Nielsen Online em 2012, 43% dos usuários brasileiros da web navegam na internet enquanto assistem TV. O uso das hashtags (tão discutidos ultimamente) fornece possibilidades e ajuda na segmentação e mensuração da audiência online e da repercussão. Talvez por enxergar esse mercado em constante evolução, o Twitter recentemente realizou sua maior aquisição em seus sete anos de existência, adquirindo a Bluefin Labs, empresa que fornece relatórios de audiência online para diversas marcas e emissoras de TV.

No Brasil, esse conceito ainda está em evolução. Alguns programas como o The Voice Brasil e Caldeirão do Huck, deram os primeiros passos para essa interação em tempo real, mas ainda precisam evoluir. O app da SporTV, +Futebol (Disponível para iOS) é um bom exemplo de como a Segunda Tela pode ser útil. Já utilizado nos EUA em transmissões de jogos de basquete e NFL (futebol americano), por exemplo, o app passa em tempo real informações dos jogadores durante a partida.

Três coisas podem ser fundamentais nesse processo de inclusão e fixação da Second Screen: Os aplicativos – pela simplicidade e maneiras inusitadas e criativas que encontram de resolver situações – o fenômeno da constante interação dos usuários em redes sociais durante a apresentação de eventos e séries (quem não lembra do #OiOiOi?) e as SmarTV’s com toda interatividade que elas proporcionam.

É muito interessante observar como os smartphones e tablets modificaram mais um cenário. Associados ao sucesso das redes sociais e a internet móvel, possibilitam uma segunda transmissão com a troca e a busca por informações instantaneamente através da web e de aplicativos. A interação com telespectadores rompeu a barreira do sofá e da casa, chegando a cozinha, ao quarto, ao bolso e na ponta dos dedos do telespectador.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Arthur De Castro

0

Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

2 comentários sobre “Second Screen: Um mundo de telas

  1. Muito bom Arthur.
    Tivemos mais uma demonstração que independente da classe social,a informação está disponível a todos, e consequentemente a tecnologia anda junto com essas mudanças, mesmo porque ela faz parte disso…

    Demorei muito para entender o que era aquele #OiOiOi…rs Não assisti a novela ai ficava me perguntando: que raio de oiioiioi é esse… Agora, na dúvida, consulto a #

    Beijos

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *