fbpx

Os valores do Endomarketing como ferramenta de estratégia organizacional – Parte I

Os valores do Endomarketing como ferramenta de estratégia organizacional – Parte I

Criar canais de comunicação como facilitador de interação afetiva mostra para o colaborador que o que ele pensa ou faz, realmente faz sentido para seus superiores.

O endomarketing é uma ferramenta capaz de capacitar, motivar e engajar os colaboradores de uma organização, visando envolver os objetivos pessoais de cada funcionário com a cultura organizacional da empresa. Pensando assim, uma das ações de maior importância para o endomarketing é gerar comprometimento e, isso acontece com a transparência nas relações da empresa com os funcionários referente aos objetivos da organização. É preciso que os colaboradores entendam de fato o programa de endomarketing, mas principalmente que sintam que os resultados não beneficiarão apenas a parte empresarial, e sim, levem pontos positivos para suas vidas profissionais e pessoais.

Segundo Wilson Cerqueira em seu livro Endomarketing: educação e cultura para a qualidade, existem três valores fundamentais para o desenvolvimento das relações de comprometimento nas empresas, são eles a Autoestima, Empatia e Afetividade.

estrategia de endomarketingCerqueira diz que a autoestima é um estado caracterizado por uma força interior que leva as pessoas a um maior e melhor estado de motivação para o comprometimento. Este valor reforça o direito que todos têm de interagir, mas que devem lembrar-se que o outro não deve ter sua autoestima afetada negativamente. Ainda com as palavras do autor, a empatia é colocar-se psicologicamente e em sentimento no lugar do outro, sentindo suas necessidades. Isto facilita a aceitação e a adesão interna das outras pessoas. Este valor tem como premissa que todos estão livres para interagir, mas que devem observar sempre que estão tratando com pessoas. Por último, Cerqueira afirma que a afetividade resume-se em ser razoável nos pedidos e determinações. Este valor, além de grande facilitador da empatia, propaga a natureza igualitária das pessoas, independentemente do nível hierárquico em que se situam, não devendo haver relações de prepotência ou discriminação, de ninguém para ninguém. Evitando, obviamente, situações de hipocrisia.

Além dos três valores fundamentais citados acima, podemos elencar vários outros valores de suma importância para traçar uma estratégia de crescimento organizacional utilizando o endomarketing. Dividirei os demais valores em dois artigos para facilitar a compreensão e absorção de cada um deles. Portanto hoje, irei abordar os valores da transparência, a alavancagem de soluções, espírito desarmado e os preenchimentos de espaços.

TRANSPARÊNCIA

Como já citei aqui em outros artigos, os colaboradores têm o direito de saber o que acontece no local onde passam grande parte de seus dias, quiçá de suas vidas. A transparência pode ser considerada como uma manifestação da empatia, eliminando possíveis mentiras, omissão e até mesmo a hipocrisia, não gerando margens para boatos e histórias infundadas que podem causar mal estar tanto para a organização quanto para o colaborador, barreirando a produtividade e a qualidade do ambiente.

ALAVANCAGEM DE SOLUÇÕES

Como o próprio nome já diz, esse valor refere-se a resoluções de problemas pelo todo, eliminando o estado de omissão existente nas empresas. A empresa deve ser composta por indivíduos a fim de construir uma unidade. Dessa forma, os problemas não dizem respeito a apenas um e sim ao todo, possibilitando que a solução venha de todos os lados.

ESPÍRITO DESARMADO

Um conceito ótimo e que assino em baixo é que empresas não são espaços físicos, empresas são pessoas. Espaço físico sem pessoas são apenas…espaços. Assim como todos sabemos, pessoas têm comportamentos e temperamentos diferentes uma das outras e também possuem o direito de interagir de maneira formal ou informalmente, porém não de agredir. Para que um programa de endomarketing seja verdadeiro e busque resultados para ambas as partes, estimular o bom convívio e reforçar o valor empatia é fundamental.

PREENCHIMENTO DE ESPAÇOS

Quando digo aqui que os espaços devem ser preenchidos digo em relação a comunicação. A quebra ou a falha da linha comunicativa em programas de interação e motivação não são nada interessantes e benéficos. Criar canais de comunicação como facilitador de interação afetiva mostra para o colaborador que o que ele pensa ou faz, realmente faz sentido para seus superiores.

No próximo artigo falarei de mais quatro valores tão importantes quanto os apresentados hoje para a construção de uma estratégia organizacional eficaz utilizando o endomarketing como ferramenta.

Nos vemos no meu  próximo artigo, até lá!

Inspirado no livro Endomarketing: educação e cultura para a qualidade – Wilson Cerqueira e no artigo A Criatividade E A Motivação Como Estratégias De Endomarketing Para O Crescimento Organizacional http://bit.ly/iEwiDF

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Mariana Melissa

0

Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *