fbpx

O cenário mobile: O que é futuro e o que já está acontecendo?

O cenário mobile: O que é futuro e o que já está acontecendo?

Vou começar esse texto com alguns dados do cenário mundial do mobile:

– O Google anunciou que já em 2013 a busca através do mobile será maior do que no desktop;

– Todo os dias as pessoas jogam 570 ANOS de Angry Birds (você não leu errado, 570 ANOS!) e ele já é o jogo mais jogado do mundo em toda a história;

– Você passa mais tempo com seu smartphone do que com qualquer outra pessoa;

– 20% do consumo de internet em todo mundo é através de aplicativos;

– Qualquer smartphone hoje tem mais poder de computação que todos os computadores do mundo dos anos 70;

E agora, alguns dados no Brasil:

– Em 2013 terão mais de 50 milhões de smartphones no Brasil (isso é mais que o dobro da população da Austrália);

– O consumo de mídia mobile já é maior no Brasil do que na Alemanha;

– 80% das pesquisas mobile no Google do Brasil são buscando algum produto ou serviço.

O que podemos tirar de todos esses dados? Pois bem, se você acha que o mobile é o futuro, está um pouco atrasado… O mobile é agora!

E para quem acha que tudo acontece primeiro lá fora, mais um engano. O Brasil já é um dos focos do mobile juntamente com a China. O potencial do mobile no Brasil é tanto que o Firefox OS (sistema operacional mobile do Mozilla) será lançado primeiramente aqui.

Outra tendência que vem alertando e mudando a forma de comunicar, comprar e vender, é o “Everywhere commerce”. Qualquer lugar é lugar para comparar, comprar e divulgar graças ao mobile! (Mais um dado interessante: 30% dos consumidores brasileiros já mudaram de opinião “do que comprar” e “onde comprar” dentro de uma loja após pesquisa pelo smartphone/tablet).

Ou seja: ter um site em versão mobile, adequar serviços e buscas ao mobile e pensar mobile é AGORA e não no futuro.

Mas, então, o que é futuro?

O Google Glass é o futuro. Em breve, o óculos do Google também será realidade e tem tudo para ser mais uma grande evolução do cenário mobile. Imagine as inúmeras possibilidades que ele traz consigo? Por exemplo: as mamães não precisarão se preocupar em registrar o primeiro sorriso do filho (que normalmente acontece em um momento que a câmera não está por perto).

Veja o vídeo do Google Glass aqui http://ow.ly/iwNK6

Ainda não confirmado, mas com muitos rumores de fontes que costumam acertar, possivelmente veremos um relógio inteligente da Apple ainda esse ano, com suposto nome de “iWatch”. A queda das ações da maçã e a falta da “magia Jobs”, estão pressionando bastante Tim Cook e Cia.

E se você acha que Minority Report é só filme, assista o vídeo abaixo e conheça o MYO, uma pulseira que permitirá controlar PCs, Macs ou gadgets através de movimentos.

Os dados acima foram tirados da palestra “Mobilize: Entenda a Publicidade para celulares” do Google, que ocorreu no dia 07/03/13.

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Arthur De Castro

0

Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *