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4 dicas para você “gameficar”!

4 dicas para você “gameficar”!

A gameficação é tida como a menina dos olhos de muitas empresas. Desde sempre, jogos instigam a mente e o corpo humano. Desafios, resultados, alternativas, trapaças, o auto-desafio e o instinto competitivo alimentam os jogos. Deixar atividades rotineiras interessantes, é o objetivo. E transformar atividades diárias em diversão, é engajar com o cliente.

gameficação

1.  Transforme rotinas

Qual a graça em ir na padaria na hora da novela? Ou então ir na livraria se você pode comprar o livro online?  Pois é, principalmente quando existe a oportunidade de superar algum adversário ou sacanear algum amigo, seja na tarefa mais simples possível, alguém fará. Gere buzz! Transforme uma simples ida ao supermercado em uma competição divertida entre seu cliente e os amigos.

2.  Criatividade!

Não tenha limites para explorar a gameficação. Seja na educação, no marketing, na saúde, nos negócios, tudo é possível. No banheiro de uma escola pública no Japão por exemplo, onde o índice de crianças que não fazem higiene bucal é alta, foi colocado um sensor de movimento e no espelho a projeção de uma boca. O aluno que escovasse o dente corretamente era recompensando com uma boquinha feliz no espelho após concluir a tarefa. Pense fora da caixa!

3.  Pense estrategicamente

A gameficação permite uma comunicação instantânea entre o cliente e a marca. Com o aumento progressivo da tecnologia, smartphones, tablets e acesso a internet, a experiência do usuário passa a ser cada vez mais importante. Alinhar diversão e rotina pode dar uma visão espetacular à sua marca e trazer resultados importantíssimos. Mais do que conquistar curtidas ou seguidores, a gameficação permite às empresas se aproximarem e manterem os clientes próximos.

4.  Bônus, recompensas e premiações.

Medalhas, descontos, topo do ranking, missões. Faça com que seu cliente tenha interesse em ir ao seu estabelecimento ou divulgar alguma ação. Pegue carona na revolução mobile e traga o cliente para perto de você.  Premie ele pelo esforço, o combustível dos players são os prêmios e recompensas.

O que você prefere? Ir a um restaurante sem wi-fi e nenhuma promoção ou dar check-in naquele que, se você for o “mayor” (prefeito) no final do mês, o almoço é por conta da casa?

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Arthur De Castro

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Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

3 comentários sobre “4 dicas para você “gameficar”!

  1. Que coincidência!
    Semana passada em meu curso de marketing digital, falamos sobre isso mesmo, das estratégias do Spoleto ou Starbucks usadas para cativar e beneficiar os clientes. Xerife e outros títulos dá um entusiasmo a mais para o pessoal.

    Acesso ao wi-fi e promoção é a combinação perfeita para uma ação legal!
    Seja forsquare ou instagram, o importante é interagir.

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    [Reply]

    Arthur de Castro Araujo Reply:

    Exatamente Pri! Interação é uma palavra crucial nessas ações ;)

    Obrigado pelo comentário! bjs

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    [Reply]

  2. A @priscilastuani no cometário acima rsrs. Acho muito legal a dinâmica da gamificação. Tenho pensado que para entusiasmar basta gamificar. Já fiz uma postagem sobre o tema no meu blog e acho isso uma tendência muito promissora.

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    [Reply]

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