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Mitos e verdades do Endomarketing

Mitos e verdades do Endomarketing

O Endomarketing é uma área relativamente nova no mercado e, assim como sabemos, muitas empresas sentem a necessidade de estarem sempre atualizadas com o que há de mais novo e moderno, habitando as empresas concorrentes. É realmente ótimo que as empresas busquem atualização no meio em que atuam, porém é necessário que antes entendam a real importância de cada ação, a necessidade da tal implantação e quais serão os benefícios que poderá lhe trazer.

Por ser “novidade”, o Endomarketing ainda não é muito bem compreendido em todas as empresas (muitas ainda nem o conhecem) e por isso, muitas vezes são confundidos, mal interpretados e até mesmo apontados como causa ou solução total de problemas.

Para sanar algumas dúvidas, listei alguns mitos e verdades sobre o Endomarketing e como ele deve ser realmente compreendido:

1. Endomarketing e Comunicação Interna são a mesma coisa – Essa afirmação é NEGATIVA.

ideia de marketing

O Endomarketing e a Comunicação Interna podem trabalhar em conjunto, um complementando o outro, mas não representam o mesmo trabalho. Se você deseja informar algum fato aos seus colaboradores através de uma circular e depois fixá-la no mural de avisos, você está fazendo a comunicação interna acontecer. Agora, se você deseja informar algum fato aos seus colaboradores através de cartazes coloridos, descontraídos, com frases de efeito motivacional e estimulantes, você está fazendo endomarketing. A diferença não está apenas no conteúdo, mas também na forma de comunicar. Para clarear um pouco, exemplifico com uma definição do livro Respirando Endomarketing, de Analisa Brum: a comunicação interna comunica os fatos, o endomarketing também cria fatos para comunicar e encantar seus funcionários.

2. O funcionário deve ser chamado de colaborador – Essa afirmação também é NEGATIVA.

Para desmistificar essa afirmação é simples, o importante é a forma como ele é tratado e não somente como é chamado. Apenas o fato do colaborador ser chamado dessa forma, não significa absolutamente nada, e muito menos que a empresa está fazendo Endomarketing.

3. O Endomarketing deve ser feito de cima para baixo – PONTO NEGATIVO mais uma vez.

As decisões e planejamentos estratégicos podem vir de cima, porém a base da pirâmide deve ter participação plena para que o planejamento seja traçado com maior precisão. Permita que o barulho seja feito e abra os ouvidos para não perder nenhum ruído. Esse tipo de trabalho é feito de pessoas para pessoas, então seja o mais sensível que puder.

4. Por mais dolorida, a verdade tem que ser dita: Afirmação CORRETA.

Tabu é o tipo de informação que não deve existir. O colaborador tem direito de saber o que acontece na empresa que trabalha, sejam informações boas ou ruins. De qualquer maneira, a informação pode chegar aos ouvidos dos colaboradores pela voz do sindicato e, em alguns casos pode chegar de maneira mais agressiva. Portanto, se você tem oportunidade de comunicar seus funcionários da forma como você deseja, faça!

5. Para trabalhar com Endomarketing, é preciso ter mania de perseguição: PONTO POSITIVO.

Quando você é responsável por vincular qualquer tipo de informação, é necessário pensar em todos os tipos de repercussão que a mensagem pode ter. A “mania de perseguição” representa a incerteza do surgimento de múltiplas interpretações, podendo trazer dores de cabeça inesperadas para o responsável da liberação da informação.

6. Endomarketing = resultados rápidos – Grande MITO!

Os resultados de um trabalho de Endomarketing aparecem a médio e longo prazo. Como sabemos, trabalhar diretamente com pessoas e com todos os sentimentos que as envolvem dentro do ambiente de trabalho não é tarefa fácil e muito menos rápida. O tempo para que os resultados apareçam efetivamente dependerá do nível de resistência que existir entre as pessoas que compõe a empresa. Porém, se você deseja um resultado duradouro, é necessário ter calma.

Assim como em qualquer departamento, o Endomarketing conta com muitos e muitos mitos e promessas da profissão. Hoje listei apenas alguns para lhes incentivar a ler e entender um pouco mais sobre esse universo que tem crescido constantemente. Conheça e busque o Endomarketing, faça-o da maneira correta e torne as rotinas de trabalho mais leves.

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Mariana Melissa

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Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

2 comentários sobre “Mitos e verdades do Endomarketing

  1. Poucas empresas ainda entendem essa importância, espero que isso possa evoluir nos próximos anos.
    Endomarketing, com as devidas proporções, funciona muito bem também nas pequenas empresas. A diferenciação em um mercado altamente competitivo pode partir dos próprios funcionários.

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    [Reply]

  2. Olá! òtima exposição. Ressalto que estamos em uma era de grande comodit, os produtos e serviços estão cada vez mais semelhantes e o grande diferencial competitivo além de investimentos em pesquisas, desenvolvimento, tecnologia e designer esta justamente alicerçado em PESSOAS. Isso ai pessoal é tempo de alta competitividade.

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    [Reply]

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