fbpx

6 motivos para você PENSAR MOBILE em 2013

6 motivos para você PENSAR MOBILE em 2013

Pois bem, mais um ano começou, tendências surgiram, tecnologias foram incorporadas e pesquisas foram feitas. Finalmente, o mercado começou a enxergar o mobile com outros olhos. Aos que achavam que era uma mera modinha, a cada dia se espantam com os números e como ele vem mudando o mercado. Os índices realmente são surpreendentes.

E cada vez mais, “pensar mobile” é preciso. Para isso, listei alguns motivos pra você profissional ou empresa, saber porque você precisa pensar mobile.

1 – CRESCENTE NÚMERO NA BASE DE USUÁRIOS MOBILE

Se a base de celulares do Brasil fosse um país, ele seria o sexto mais populoso do mundo. Estima-se que até 2017, a base mundial de smartphones irá triplicar, chegando a 3,4 bilhões. Os tablets (que chegaram depois) serão aproximadamente 760 milhões até 2015 (dados da Forrester Research). Não podemos deixar de citar os “phablets”, “phonelets” ou algum outro nome que remeta o intermediário entre smartphones e tablets, que foram a grande surpresa do mercado no ultimo semestre de 2012, e tem tudo para continuarem em alta em 2013.

2 – MOBILE PAYMENT

Com a crescente base de usuários mobile, novos padrões vão surgindo e novas tecnologias incorporadas, assim como os negócios se reinventam. Por isso, o pagamento móvel vai ganhando uma atenção especial dos bancos, operadoras e bandeiras de cartões de créditos, como as recentes parcerias do Mastercard, Caixa Econômica Federal e TIM, que anunciaram que irão desenvolver soluções de vendas via mobile em parceria e Visa, Banco do Brasil, Bradesco e a CBMP (VisaNet Brasil) que também anunciaram o lançamento do “Visa payWave”. Então, hora de se ajeitar para o M-payment!

3 – MOBILE COMMERCE

Assim como o M-Payment, o Mobile Commerce ganha força. Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, nas vendas online, o número de compras através de dispositivos móveis cresceu 50% de 2011 para 2012. Na Netshoes por exemplo, o ticket médio das vendas por tablet é 25% maior do que no site, e em menos de 2 anos de lançamento, está perto de representar 4% das vendas da empresa. O Pão de Açucar foi outra que viu as vendas de determinados produtos aumentarem cerca de 50% após criar uma vitrine em QR-Code. Ou seja, reforce o mobile!

#Curiosidade: O cliente não está deixando de visitar as lojas. Na verdade, ele está apenas tendo mais interação com a marca. Como assim? Ele vai na loja, experimenta o produto, compara preços e finaliza a compra através de meios mobile/online. É uma ótima oportunidade para as empresas oferecerem uma segunda interação especial com os clientes.

4 – APLICATIVOS

Os aplicativos são a “cereja no bolo” do mundo mobile. Seja em smartphones ou tablets, eles ajudam e muito a realização de diversas tarefas e atividades, e podem ser cruciais no sucesso da sua empresa, ou podem servir como uma extensão do escritório no seu bolso. E a cada dia, novos apps vão surgindo e facilitando mais ainda nossa vida. E para as empresas, é uma maneira de ficar mais próximo do seu cliente, agilizando a interação com ele.

#Dica: Ao menos 1x por semana, dê uma olhada na loja de aplicativos do seu aparelho, veja os apps mais baixados e os indicados pelos editores. Você nem imagina quanta coisa interessante irá achar.

5 – NOVAS TECNOLOGIAS

É natural que com o passar dos anos os produtos e serviços vão evoluindo. No mundo tecnológico então, essa evolução acontece mais rápido. A chegada da internet 4G; A tecnologia NFC (Near Field Communication, onde a troca de informações acontece com segurança e sem a necessidade de cabos, apenas aproximando os dois dispositivos); Aparelhos impermeáveis e até flexíveis (A Samsung apresentou na feira internacional de eletrônica CES, em Las Vegas, o protótipo de tela flexível, tecnologia batizada de Youm que abre um mundo de novas possibilidades para a fabricação e uso de celulares).

6 – NOVOS SISTEMAS OPERACIONAIS

É indiscutível o domínio do Android e do iOS nos sistemas operacionais dos smartphones e Tablets. Entretanto, a concorrência que faltava, parece enfim estar chegando. A Microsoft tentará mais uma vez ganhar parte desse mercado com uma manobra no mínimo ousada. Aproximar ao máximo o design/funções do Windows 8 para desktop, nos smartphones (Windows Phone 8) e tablets (Windows 8 RT e PRO). A própria Samsung, anunciou que planeja lançar ainda esse ano, um aparelho com um software próprio, que foi já foi batizado de Tizen. E de acordo com Gary Kovacs, CEO da Mozilla, o “Boot to Gecko” (B2G) sistema operacional que foi desenvolvido em conjunto com a Telefônica Digital, chega no inicio de 2013 para fazer com que “a web também possa ser consumida pela classe mais baixa com um sistema de qualidade”.
Por fim, o Ubuntu para smartphones deve ser lançada durante o Mobile World Congress (MWC) 2013, que acontece em fevereiro.

2013 é uma ótima oportunidade para as empresas preparem melhor o terreno e as estratégias móveis, com experiências agradáveis, simplicidade e praticidade que podem render muitos frutos e lucros. Então, em 2013, mais do que nunca, pense mobile!

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL

Arthur De Castro

0

Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.

10 comentários sobre “6 motivos para você PENSAR MOBILE em 2013

  1. Realmente o M-PAYMENT, é o que a de mais extraordinário, até porque o oipaggo apesar de já estár no mercado a algum tempo, não teve muito investimento,e não tem muito usuários.

    0

    [Reply]

    Arthur de Castro Reply:

    Pois é. Vamos ver agora quais serão os avanços do M-Payment com as novas tecnologias que estão chegando e a parceria entre as empresas.

    0

    [Reply]

  2. Muito bom Arthur, você consegue dar altas ideias para quem quer empreender ou para quem quer conhecer mais as oportunidades que essa atividade pode oferecer.

    Abraços

    Priscila Stuani

    0

    [Reply]

    Arthur de Castro Reply:

    Obrigado Priscila!! Nessa “era mobile” que estamos entrando, existem N maneiras para empreender, basta só enxergar as oportunidades.

    ;)

    0

    [Reply]

  3. Arthur.
    O artigo está bom, parabéns. como trabalho em uma empresa de meios eletrônicos de pagamento, deixo uma resalva para sua analise: SEGURANÇA. Você sabe tanto quanto eu que este é uma tema polemico, principalmente neste meio.Por tanto na minha opinião creio que levará um certo tempo para o mobile pegar no Brasil. Ainda hoje conheço muitas pessoas que temem até em pagar contas pela internet..imagine então comprar via celular ou tablet.

    Abs,
    Robertho Camillo

    0

    [Reply]

    Arthur de Castro Reply:

    Olá Robertho.

    Com certeza, existem outros temas a serem abordados sobre mobile, como a segurança, as plataformas opensource e alguns outros itens.

    Eu falei sobre o M-Payment devido o “boom” que essas empresas fizeram ao anunciar as parcerias. Seja a curto ou médio prazo, muita coisa está vindo por ai. E apesar de conhecer muita gente que também tem medo, o mobile tá virando um “controle universal”, e muitas pessoas vão acabar aderindo devido a necessidade…

    Obrigado pelo seu comentário, Abraço!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *