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Comunicação Interna entre franqueados e franqueadoras

Comunicação Interna entre franqueados e franqueadoras

A comunicação interna é um tema bastante discutido e questionado aqui no Ideia de Marketing e também no mercado atual. Já percebemos que, quando o assunto é comunicação com o cliente interno muitas dificuldades aparecem e ela, por muitas vezes, é até mesmo excluída do planejamento de comunicação da empresa. Se a comunicação interna em uma única unidade da organização já não é tarefa fácil de coordenar, imagine quando se trata da comunicação interna entre franquiadores e franqueados?

Quando uma empresa decide “compartilhar” sua marca por diversos espaços geográficos, é necessário que uma série de uniformidades sejam seguidas para que a marca franqueada fale sempre a mesma linguagem, independente da localização em que se encontrar. É aí que a comunicação interna mostra sua extrema importância no processo.

comunicação interna

A franqueadora cede o direito ao franqueado de explorar a marca e, junto dela, os valores, credibilidade e público sempre virão acoplados. Se falarmos de uma rede pequena de franquias podemos resolver os conflitos da comunicação interna com mais facilidade. Reuniões via Skype, encontros periódicos, visitas e auditorias de alinhamento, por exemplo, podem ser alguns dos caminhos para diminuir os ruídos de incompatibilidade de linguagem e quebras na comunicação entre a rede. E quando a franqueadora possui um grande número de franquias espalhadas pelo Brasil, quiçá pelo mundo? Como proceder para que a informação flua de maneira segura e uniforme para todos os estabelecimentos? Pontuarei algumas saídas eficazes que facilitam na disseminação da comunicação entre os colaboradores franqueados:

ACESSO AO EXTRANET

 A extranet tem seu funcionamento muito parecido com o da intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet. Com um login e uma senha, o colaborador pode acessar de qualquer computador, informações destinadas a ele sobre o funcionamento da empresa, realizações de suas tarefas, manuais de procedimentos e processos, treinamentos executados, atualizações de calendários e cronogramas da organização como um todo.

BLOG INTERNO

Sabemos que o blog oferece uma grande facilidade na hora de compartilhar informações para qualquer segmento. Por isso a criação de um blog interno pode ser a saída perfeita para compartilhar informações, novidades, novas soluções para problemas semelhantes entre as franquias, e o melhor, possibilita que os próprios colaboradores interajam com o texto postado. Para exemplificar, em uma rede franqueada de assistência técnica, por exemplo, um post pode informar aos técnicos uma nova maneira de consertar um problema específico e, nos comentários, cada técnico pode compartilhar com os demais novas formas de sanar o problema detectado.

MESSENGER

Seja qual for a ferramenta de mensagem instantânea adotada pela rede, é de extrema importância que exista um meio de comunicação rápido entre a franqueadora e as demais franquias para suporte e questões emergenciais.

CONCURSOS INTERNOS

Colaboradores de franquias sentem maior dificuldade em sentir-se parte efetiva da organização. Colaborador que sente que faz parte da empresa como um todo produz mais e isso é fato. Os concursos internos entre as franquias podem ser um caminho para engajar os funcionários com a marca mãe e torná-los parte fundamental para o desenvolvimento da empresa. Em 2009, a rede de franquia Cachaçaria Água Doce criou um concurso interno envolvendo todos os funcionários das 107 franquias que possuía na época. O concurso desafiava os colaboradores a criar novas receitas para incluí-las nos cardápios de toda a rede, além de possibilitar a descoberta de novos chefs em potencial. Além do prêmio de dois mil reais para as 5 melhores receitas, a ação proporcionou interação entres colaboradores de toda a rede e alimentou a sensação de pertencer à marca em si.

Franqueadoras, não esqueçam JAMAIS que seus franqueados são uma extensão de sua marca espalhados por diversos pontos estratégicos para o negócio e, por isso, devem sempre falar a mesma língua. Por esse motivo valorize a comunicação entre vocês. A comunicação franqueadora x franqueado e franqueado x franqueado pode ser o diferencial da sua empresa. Dê todo o suporte necessário para que a comunicação não quebre no meio do caminho e para que não surjam diferentes “idiomas” falados por uma mesma marca. Sua marca pode estar em diversos lugares, mas seu público (interno e externo) é apenas um!

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Mariana Melissa

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Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

2 comentários sobre “Comunicação Interna entre franqueados e franqueadoras

  1. Olá Mariana, gostei muito do texto, parabéns! Quando o assunto é franquia caímos naquele velho dilema de empresas que não estão “preparadas para crescer”. Na ânsia de seguir em direção à altos ganhos financeiros, muitos empreendedores acabam por atropelar etapas que seriam a base de tudo, os alicerces da expansão e do sucesso. A comunicação, o acompanhamento e a interação de todos os envolvidos são peças fundamentais. Grande beijo!

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