fbpx

Com quem é o seu compromisso?

Com quem é o seu compromisso?

O ser humano em sua ânsia por destaque está muito mais propenso a copiar comportamentos à gerenciar atitudes.

ws-ideia-de-marketingLevi chega todos os dias atrasado para o trabalho, quinze minutos a mais, que para ele, não faz a menor diferença. Quando indagado sobre o porquê do constante atraso, ele naturalmente responde: “Vivo numa metrópole imprevisível, todos os dias trens quebram, acidentes engarrafam o trânsito, carros e ônibus disputam agilidade. O que são estes quinze minutos de atraso perto da loucura da minha vida e da importância de eu chegar vivo? Sempre os compenso no final do expediente!”.

Gil é o oposto do primeiro caso, chega todos os dias pontualmente, honra os horários de seus compromissos, é responsável com os prazos assumidos. Quando questionado sobre o porquê do valor de sua pontualidade, ele responde: “Respeito o meu próximo. Sei que cada minuto do meu atraso pode atrapalhar a vida de outra pessoa, por isso, sou pontual em tudo o que faço. Acredito que assim contribua para o desempenho e satisfação de todos que se relacionam comigo!”.

Quem está certo, Levi ou Gil? Se nos pensarmos em nós mesmo, podemos nos identificar ora com um caso, ora com o outro. Mas a resposta mais sensata é: Os dois! Os dois sujeitos se pautam nas suas verdades, e de acordo com as suas personalidades e o padrão de comportamento por eles assimilado, compõe suas atitudes e formam a sua imagem perante os outros. Este exercício é preciso para que possamos analisar diferentes pontos de vistas, muitas vezes opostos ao nosso comportamento, e exercitar a nossa tolerância e capacidade de compreensão. Para ajudar, que tal uma pirâmide? Elas são excelentes para analisar generalizadamente a nossa essência básica e conforme vão subindo, sugerem nossas maiores aspirações e desejos. Para compreendermos melhor Levi e Gil, analisamos a Pirâmide de Níveis Neurológicos abaixo:

Pirâmide de Níveis Neurológicos

Observe que a base mental do ser humano está no “Ambiente”, ou seja, onde estamos e quando estamos, define e modela nossas atitudes. Subindo a escala, temos o “Comportamento”, ou seja, o quê você faz, o modo como se comporta para atingir seus objetivos. Logo acima temos as “Capacidades” que explicam como iremos agir para conseguir chegar lá. Seguimos pelos nossos “Valores e Crenças” que são fortes indicadores das nossas escolhas, e nubladores também, causando-nos a dúvida e o medo. São ingredientes que nos fazem pensar duas vezes ou agir por impulso, conforme cada situação. Lá no topo, temos a “Identidade” que como o próprio titulo já diz, entrega nossa verdade, semelhança e encontro com o que estamos fazendo ou buscando, é sinônimo da nossa total importância e comprometimento no processo de conquista de nossos sonhos.

Os exemplos citados estão entre as escalas base:

“Ambiente”, pois o local de trabalho os assimila dentro de seus comportamentos, aceitando-os como agem e se adaptando como são. E “Comportamento”, pois aquela forma como agem é normal para eles, não é certo ou errado, é apenas o jeito de cada um agir. Claro que Gil toca num ponto importante: O Exemplo!

O ser humano em sua ânsia por destaque está muito mais propenso a copiar comportamentos à gerenciar atitudes. Isso porque estamos infinitamente mais preocupados com o que os outros fazem, do que com o que falam. Prova disso são as Redes Sociais escancarando o que estamos fazendo e as soluções tecnológicas que parecem observar cada milímetro de nossas vidas para torna-las mais confortáveis.

Voltando aos nossos exemplos, Levi e Gil, podemos concluir com base nas sugestões da nossa pirâmide que se queremos mudança, temos que começar por nós. Uma mudança “Remediativa” acontece quando precisamos sair da comodidade imposta pelo que já vivemos e sabemos, mas insistimos em continuar praticando. Como os atrasos de Levi, que para motivar sua equipe e ser um líder completo, precisa reavaliar seu legado e repensar no exemplo que é para os demais. Uma mudança Generativa é dada por uma mudança de padrão no conhecimento e/ou habilidade, como quando fazemos um novo curso, ganhamos uma apostila completa e escolhemos estudá-la ou não, adquirindo novos aprendizados, ou não, podendo colocá-los em prática, ou não, melhorando nossas capacidades profissionais, ou não. Por fim, a mudança “Evolutiva”, aquela que nos proporcionou uma experiência tão forte e marcante que foi capaz de chacoalhar nosso mundinho e gerar uma nova personalidade capaz de influenciar o outro através da importância que nós mesmos já atribuímos a ele, como o caso de Gil.

Espero que estes exemplos, tão reais, sirvam para auxiliar sua escalada profissional, e quando se deparar com Levis ou Gils, não pergunte quem é o certo, mas sim, qual o compromisso de cada um? Sugiro ao final desta leitura que assista ao vídeo abaixo e perceba que você é capaz de edificar pessoas, e mais, que elas te observam o tempo todo, se inspiram em você! Portanto, seja a diferença que quer ver!

Para você, uma saborosa reflexão e até a próxima ideia!

QUERO RECEBER NOVOS ARTIGOS POR E-MAIL 

Juliana da Matta

0

Juliana da Matta

3 comentários sobre “Com quem é o seu compromisso?

  1. Excelente abordagem, somos influenciados todos os dias sem saber ou admitir..e o vídeo, vale não só na relação pai x filho, mas com todos que nos rodeiam. Nós fazemos os dois papéis. Será que o mundo anda cada dia pior por culpa só dos outros??

    0

    [Reply]

  2. Qual sua formação, colega? E quanto tempo de experiência na área empresarial tu tem? Já ocupou algum cargo de chefia ou diretoria? Em que área? Tu escreve bem!

    0

    [Reply]

  3. A forma de como foi conduzido o texto fez toda a diferença. Nos inspirou em continuar lendo e se aprofundando mais e mais. A relação abordada entre pai e filho nos trouxe a informação de que somos observados o tempo todo e que numa boa parte do tempo precisamos fazer escolhas e que muitas vezes estas escolhas podem ser boas ou ruins e como eu as encaro, como lido com elas é que vai fazer toda a diferença.

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *