fbpx

Como implantar um Endomarketing de baixo custo?

Como implantar um Endomarketing de baixo custo?

Endomarketing: do grego ENDUS significa PARA DENTRO, ou seja, Marketing para dentro. Passeando pelo Ideia de Marketing você notará que esse termo e alguns exemplos da aplicação do mesmo são bem familiares, porém muitas empresas desconhecem o termo e a funcionalidade do Endomarketing, mistificando e duvidando de seus resultados.

O Endomarketing não precisa ser (e não é) exclusividade de grandes, ricas e poderosas companhias, pelo contrário. É completamente plausível que pequenas e micro empresas implantem ações eficientes e eficazes com baixo custo ou até mesmo custo algum. Para ser mais tangível ilustrarei um desafio em um pequeno e fictício estudo de caso e a seguir, apresentarei algumas soluções que podem ser aplicadas com êxito sem mexer muito no bolso.

“José abriu uma pequena empresa no ramo educacional em sua cidade há 7 anos. Sua escola de idiomas conta com aproximadamente 60 colaboradores exercendo variadas funções em setores diversos. A escola tem um bom número de alunos e ano após ano sua marca tem se fortalecido diante ao público alvo e destacando-se no mercado. Porém, José tem enfrentado um sério problema: seus colaboradores estão completamente desmotivados e desengajados, fazendo com que o trabalho não seja realizado da melhor forma e a taxa de rotatividade aumente gradativamente. José sabe perfeitamente que deve fazer algo por seus colaboradores e que se a situação permanecer, a evolução dos negócios pode estacionar e até mesmo encadear um declínio. Porém o empreendedor da nossa história não pode investir em grandes ações motivacionais, contratar consultorias externas, aumentar salários ou oferecer benefícios além dos estipulados por lei. O valor que ele disponibiliza por mês para aplicar nessa situação é baixo e, através de algumas pesquisas, ele não conseguiu encontrar ideias funcionais de baixo custo para auxiliá-lo nessa operação. E agora José? Como proceder quando a verba é pouca e a necessidade é grande?”

Assim como no estudo de caso, muitos empreendedores sabem da necessidade do cuidado especial para com os colaboradores, porém não contam com uma assistência financeira para ampará-los no surgimento de grandes ideias aparentemente funcionais. A solução está nas pequenas ideias e nos pequenos detalhes. Listarei abaixo algumas opções que podem ser colocadas em prática sem mexer nos cofres de sua empresa:

Fortaleça os valores da empresa de forma criativa – convenhamos que uma plaqueta na recepção com os valores nela inseridos não significa que seus colaboradores saibam, entendam e ajam dessa forma. Por que não espalhar adesivos lúdicos pelo espaço físico ressaltando cada valor de forma convidativa e descontraída? Por exemplo, se um de seus valores for CRIATIVIDADE espalhe imagens e frases criativas em pontos estratégicos como nos espelhos dos banheiros, no espaço de refeição ou nas janelas. Convide seu colaborador a conhecer e viver esses valores.

Transforme o ambiente de trabalho – na maioria das vezes o colaborador passa o maior tempo do dia dentro da empresa, portanto nada mais justo que faça desse local sua segunda casa. Claro que o ambiente profissional tem suas características mais sérias e contidas, porém não faça disso uma barreira dificultando o entrosamento da sua equipe com seus propósitos. Extermine aqueles avisos no refeitório do tipo “limpe o que sujar, aqui não é a sua casa”. Transforme esses avisos em dicas bem humoradas e amigáveis. Aproxime-se de seus clientes internos e faça com que eles sintam-se realmente parte de tudo.

Lembre-se que aniversários são datas especiais – Saber a data de aniversário de cada um de seus funcionários pode parecer banal, mas não é. Como sabemos, a rotina diária de trabalho não pára e nem sempre conseguimos cumprimentar aniversariante por aniversariante. Mas por que não colocar uma mensagem fraternal e até mesmo de agradecimento no desktop, mandar um e-mail ou deixar um bilhete em cima da mesa?

Antes de cobrar, entenda – Você conhece o trabalho que seu colaborador exerce? Você conhece sua rotina? E suas dificuldades? Reserve um tempo para aprender com seus funcionários. Motive-os aprendendo com eles. Eles tem muito para ensinar!

Proponha desafios pessoais – Além dos desafios profissionais que aparecem com o desenrolar das tarefas, proponha desafios de cunho pessoal. Observe as habilidades de cada um de sua equipe e proponha que realizem algo que lhes tragam satisfação pessoal. Acompanhe o desempenho e incentive-os a alcançar seus objetivos e resultados. Realizações pessoais dão animo para realizações profissionais, então faça parte dessa etapa.

Além de ser o empregador, supervisor ou líder lembre-se que você e seu colaborador são parceiros de trabalho em busca de resultados e, como em todo bom trabalho uma mão lava a outra. Além de buscar a motivação e o otimismo para a equipe, busque também o entusiasmo. Já dizia o filosofo poeta Ralph Emerson “Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso.”

0

Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

2 comentários sobre “Como implantar um Endomarketing de baixo custo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *