fbpx

Empreendedorismo Jovem: Hora de praticar!

Empreendedorismo Jovem:  Hora de praticar!

Poucos são os empreendedores capazes de assumir o insucesso de seus negócios, tamanha é a autoconfiança e otimismo diante de suas próprias ideias, sonhos, conhecimentos ou experiência no setor.

Características que deveriam ser tidas como positivas têm efeito oposto por não estarem alinhadas a uma realidade, respeitando as forças ambientais internas e externas do meio onde é inserida a empresa.

De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a principal causa da mortalidade nos negócios é a ausência de planejamento, mas, um plano mal feito também pode levar ao mesmo resultado.

Neste post, quero compartilhar com vocês algumas das falhas mais comuns que venho identificando nos planos de micro e pequenos empresários. A ideia é alertar quem está iniciando ou pretende iniciar o próprio empreendimento, futuramente. Ao final do artigo apresentaremos algumas sugestões, que trazem roteiros e exemplos para a criação de um plano de negócios.

Antes de planejar, porém, há dois pontos que devem ser considerados A relação “ideia/empreendedor” e “ideia/mercado”. Em primeiro lugar, a ideia deve ser coerente com as crenças e valores do seu criador. Na sequência, é preciso averiguar o que esta ideia agregará ao mercado e se há público para ela.

Vencida esta etapa, é importante que o futuro empreendedor busque um conselheiro ou mentor para acompanhá-lo no decorrer da elaboração do plano de negócios. Alguém que conheça o mercado, lhe inspire confiança, com quem possa compartilhar ideias e que esteja apto a oferecer feedback.

Ler, pesquisar, estudar, acompanhar empresas do setor, participar de feiras, eventos, grupos, fóruns, discussões, etc. e registrar tudo o que julgar importante faz grande diferença. Buscar informações é uma ótima maneira de aprimorar ideias, fortalecer projetos e se destacar no mundo dos negócios.

Acompanhar empresas de destaque pode ser uma fonte de inspiração, mas identificar onde estão falhando pode ser a oportunidade que a sua ideia precisa para ganhar destaque e diferenciação perante o consumidor. Veja algumas falhas comuns em planos de negócios que se evitadas podem se tornar grandes aliados ao sucesso do empreendimento:

Falta de objetivos: não há um “propósito” para a existência do empreendimento, metas alcançáveis ou estratégias de diferenciação que o fortaleçam em médio e longo prazo; a negligência com a elaboração da missão, visão, objetivos e valores impede a criação de um significado para os clientes internos e externos, fazendo com que ideias inovadoras se tornem apenas mais um negócio comum e desnecessário ao mercado;

A concorrência é subestimada: a ideia de que não há concorrente pode ser a chance que a empresa ao lado precisava para ganhar espaço no mercado, pois ainda que um produto ou serviço não esteja disponível pode haver substitutos para ele; há falhas também no que se refere à apresentação de vantagens competitivas do empreendimento, ou seja, características que o diferencie dos demais;

Plano financeiro não fundamentado: o excesso de otimismo e a ansiedade em tornar o sonho real levam a projeções sem fundamento, com números de entradas e saídas embasados em pesquisas superficiais, há relatos incompletos e erros de cálculos; o cenário excessivamente otimista além de ser a causa de insucessos, pode levar a dúvidas e a perda de credibilidade junto a possíveis parceiros;

Erros ortográficos e informações irrelevantes: falhas de ortografia, concordância verbal, dificuldade em expor ideias com clareza, excesso de informações, falta de sentido, sequência e significação de conteúdo também traduzem uma imagem negativa do idealizador e do projeto;

Falta de conhecimento sobre gestão de empresas e riscos: contexto superficial, com expressões vagas e óbvias (exemplo: serviço de ótima qualidade) tidas como necessidade básica de qualquer empreendimento, falta de demanda para o produto ou serviço; falta de plano de marketing e ausência de riscos – o que é inevitável.

Entre vários erros, foram citados alguns dos que merecem maior atenção devido à sua gravidade. Um plano de negócios não traz garantias de sucesso, mas antecede problemas, prevê riscos, prepara o empreendedor para novos desafios além de contribuir para a construção de parcerias, auxiliar na busca por investidores, entre outros.

Apresentaremos abaixo, algumas dicas para que se possa iniciar a construção de um plano de negócios, mas se você não se sentir preparado a desenvolvê-lo, procure um especialista. Não permita que seu sonho se transforme em uma frustração. Se o que lhe impede de buscar ajuda é falta de capital para investir em um projeto, bem, isso é um assunto para o próximo post.

Dicas para estudo e desenvolvimento do Plano de Negócios:

O Segredo de Luisa, de Fernando Dolabela, Cultura Editores. Uma história fictícia que relata a trajetória da construção de um empreendimento, passo a passo, com explicação técnica ao final de cada página, um plano previamente elaborado e diversas dicas ao final da obra. De forma clara, objetiva e real, o autor, pioneiro em diversos programas de empreendedorismo, oferece grande contribuição aos jovens que se veem perdidos diante de tantas ideias.

Outro forte aliado é o SEBRAE que traz várias orientações além de oferecer software, cartilhas e publicações gratuitas, destinadas à capacitação do empresário e ao desenvolvimento do plano de negócios. Revistas e blogs direcionados ao empreendedorismo também podem ser uma forma de se manter atualizado.

O que você achou deste artigo? Gostaria de fazer alguma pergunta, esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e opiniões? Interaja conosco! Deixe seu comentário e responderemos, com prazer. No próximo post, fechamos esta série! Espero ter contribuído para a reflexão dos futuros empreendedores.

Gostaria de convidar você a assistir esse vídeo de um minuto que nos mostra o quanto é importante estarmos bem informados. Grande abraço! Até o próximo!

 

0

Zelia Oliveira

16 comentários sobre “Empreendedorismo Jovem: Hora de praticar!

  1. Ótimo texto, e bastante motivacional! Parabéns, Zélia!

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Olá Rafael, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Na próxima semana fecharemos esta série com o terceiro post. Se tiver oportunidade veja também a série anterior: Liderança. Abraços, excelente semana!

    0

    [Reply]

  2. Obrigado Zélia, ótimo post. Concordo com você. Resumiria os requisitos necessários para o sucesso de negócios é que o empresário na liderança do projeto saiba desde cedo aonde quer chegar, os recursos que dispões para chegar lá e que saiba o que precisa mudar em si, no seu grupo e as concessões que precisará fazer para alcançar os resultados. Resumindo o Empreendedor precisa amadurecer em vários aspectos.

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Fabio, obrigada pela sua contribuição! Suas colocações são muito válidas! O planejamento também é um ótimo exercício para se ganhar maturidade. Tanto para aqueles que vão iniciar seu empreendimento quanto aos que pretendem torná-lo mais estratégico ou ampliá-lo. Um grande abraço!

    0

    [Reply]

  3. Cara Zélia, belíssima e agregadora contextualização. Gostaria de tê-la conhecido há mais tempo. Deveras teria feito muito boas economias e certamente, alcançado o sucesso mais cedo, rsrsrs. Estou verdadeiramente agradecido. Enviei por e-mail a meus filhos e sobrinhos. Parabéns pela sua comunicabilidade e poderio de conteúdo! Demonstra conhecimento e perspicácia. Forte abraço! Sucesso!

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Olá Marcon, muito obrigada por suas palavras e atenção!Que bom que gostou e compartilhou com seus familiares. Fico muito feliz em poder contribuir, de alguma forma. O Ideia de Marketing possui uma elevada diversidade de temas atuais e de grande importância à realidade profissional e empresarial, vale a pena conferir! Na próxima semana, fecharemos esta série. Continue conosco! Abraços a todos e sucesso!

    0

    [Reply]

  4. Parabenzaçooo! Eu não gostei, eu a-do-rei! Já estou lendo o livro, não consigo parar! Obrigada pelas hiper dicas! Meus pais tem empresas e é a maior barra, trabalham muito. Eu já decidi o que queria fazer, mas você está me mostrando como fazer. Nooossa, valeuzaço mesmoooo!

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Oláaa Fernanda! Obrigada! É uma grande alegria receber seu feedback. Que ótimo! É isso aí! Durante a leitura, procure também conversar com seus pais, outros empreendedores, professores e gestores. Compartilhe dúvidas, opiniões, discuta os temas, questione, permita ser questionada, estude, pesquise e ANALISE tudo o que vir, ouvir ou descobrir. Um bom exercício seria, por exemplo, a criação de um plano de negócios para implementação de algo à empresa da família. Um abraço! Sucesso!

    0

    [Reply]

  5. Minha querida, como sempre contribuindo para o crescimento de tantas pessoas! Parabéns pela escolha e, principalmente, abordagem do tema! Excelente! Gosto muito da sua forma especial de enxergar as coisas e cada dia aprendo mais com você. Que prazer e honra ter a ti como mestra, parceira de trabalho e amiga. Esta aí, mais um livro que vou começar a ler. Excelentes dicas. Muitos passariam quilômetros de tópicos para se fazer um plano, mas você vai na raiz do problema. Economiza tempo, dinheiro e oferece oportunidade de maior aprendizado, resultado e amadurecimento. Sonhar, sim, otimismo, sim, mas com equilibrio também. É isso que os jovens precisam de gente que saiba ajudá-los a identificar seu potencial e aproveitar. Não discriminá-los. Muito bem! Obrigado, obrigado! Excelente o vídeo, gostei muito. Abraço grande.

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Olá Leon! Obrigada por suas palavras e atenção de sempre! Que ótimo, ler é sempre bom! E ao contrário do que muitos pensam, plano de negócios não é uma ferramenta para uso na criação de empreendimentos apenas, mas na implementação também! Acredito que será agregador para você também. Que bom que gostou! Na próxima semana, acredito que o tema será de seu interesse. Fecharemos a série. Um grande abraço e obrigada por estar sempre conosco!

    0

    [Reply]

  6. Zélia, fantástico a abordagem, conhecer é TUDO! Estar preparado é fundamental para se ter sucesso. Também concordo que falta a avaliação para o INSUCESSO. Confesso que como empreendedor, na adversidade, mudamos, nos adaptamos e dificilmente reconhecemos que eventualmente não deu certo e é preciso parar.

    O vídeo é SHOW! Excelente para ilustrar o que é ter informação e aproveitar do conhecimento. A informação está disponível para todos, mas apenas um se aproveita da mesma, chega primeiro!

    0

    [Reply]

    Zélia Oliveira Reply:

    Olá Pedro Henriques, quer prazer tê-lo conosco novamente! Obrigada por participar, compartilhar sua opinião e agregar ao nosso conteúdo. Fico muito feliz com o seu feedback. Um grande abraço! Excelente semana!

    0

    [Reply]

  7. Zélia, meus sinceros parabéns. Tenho 23 e já experimentei emprender. Acho que como você tu diz aí, fiquei muito frustrado mesmo. Falei que nunca mais ia querer fazer de novo abandonei tudo. Ler seus artigos me inspirou a tentar outra vez, a reconhecer meus erros e fazer direito. Hoje é meu aniversário, muito obrigado pelo presente. O que você me deu não tem preço. Deu de volta alegria de acreditar que eu posso fazer outra vez e melhor. Eus estou ansioso para ler o final da série. Acho que não precisava ter final. Podia mesmo continuar, ha! Parabéns!Valeu mesmo! Brigadão!

    0

    [Reply]

  8. Olá Marcílio, que alegria receber seu feedback! Primeiramente, parabéns pelo seu dia! Que aconteçam muitas surpresas especiais e que você jamais desista de seus sonhos. Muito obrigada por suas palavras e por compartilhar algo tão especial com todos nós. Estou muito feliz que nossos textos tenham colaborado para despertar o grande potencial que havia adormecido, dentro de você. Às vezes, os desafios nos parecem maiores que nossa própria força e não há mal nenhum nisso. Não acho que você tivesse desistido, percebo que recuou para voltar mais forte e certo do que realmente deseja. Talvez, antes você não soubesse onde queria ir e por isso não tenha encontrado o caminho. Não veja o que aconteceu como uma frustração, mas como um pequeno desvio que lhe proporcionou a oportunidade de identificar alternativas melhores e mais eficazes. O que você NÃO FEZ bem, FAÇA AGORA! E o que você FEZ MUITO BEM, FAÇA MELHOR, todos os dias! Não permita que acontecimentos exteriores limitem seus sonhos e sua capacidade. Se não houvessem as falhas não descobriríamos como acertar, como crescer. Tudo isso lhe trouxe mais experiência, maturidade e aprendizado. Fez com que se tornasse ainda mais preparado para lidar com o mundo de desafios do ambiente de negócios. Parabéns pela sua atitude! Espero que goste dos próximos posts! Um grande abraço e muito sucesso nesta nova jornada!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *