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A segmentação – E-mail Marketing na prática VII

A segmentação – E-mail Marketing na prática VII

Na internet o consumidor também é muito mais ativo! Ele gosta de opinar, de compartilhar suas impressões a cerca de produtos e marcas, e isso é valido para impressões boas, e impressões ruins.

Em nosso último bate-papo falamos bastante sobre a newsletter, e definimos que esta ação tem foco exclusivo na construção de uma relacionamento entre consumidor e empresa. E como todo relacionamento, este também não se constrói como uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona.

É preciso entender que o consumidor já mudou seu padrão, e quando ele está inserido no ambiente digital ele realmente tem um comportamento muito diferente. O consumidor digital, não se sente constrangido em desistir de uma compra na etapa final, enquanto que, se estivesse em uma loja física, e na hora de digitar sua senha na máquina de cartão, por qualquer motivo fosse afligido por uma dúvida, ele dificilmente desistiria da compra.

Na internet o consumidor também é muito mais ativo! Ele gosta de opinar, de compartilhar suas impressões a cerca de produtos e marcas, e isso é valido para impressões boas, e impressões ruins. A passividade tão comum no mercado offline, é raridade no mundo online!

E é levando em consideração este comportamento do consumidor em frente ao seu produto que você deve promover uma segmentação em seu banco de dados, vá alem das segmentações clássicas por sexo, ou cidade! Embora elas também possam ser úteis, tente segmentações que reflitam o comportamento de compras dos clientes, como clientes novos, ativos e inativos. E mantenha esta segmentação sempre atualizada, pois ela terá um impacto gigantesco sobre os resultados de sua campanha.

E para finalizar…

Durante as últimas semanas conversamos bastante sobre e-mail marketing, suas particularidades técnicas, estratégias, oportunidades e fraquezas. Esta série de posts foi feita exclusivamente com o objetivo de auxiliar os leitores do Ideia de Marketing a concretizarem uma ação eficaz de e-mail marketing.

Em breve esta série será adaptada para o formato e-book, e serão incluídos mais alguns capítulos exclusivos. Disponibilizaremos este conteúdo para download gratuitamente aqui no site!

Quero agradecer a todos que acompanharam esta série e que acompanham o trabalho do Ideia de Marketing.  E também incentivá-los a solicitar para nossas séries assuntos que ainda geram dúvidas no seu cotidiano!

Um grande abraço e muito sucesso!

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Rodrigo Fukunaru

3 comentários sobre “A segmentação – E-mail Marketing na prática VII

  1. Rodrigo, muito bom!

    Cada vez mais o mercado exige essa segmentação e, assim como você disse, temos que para de olha APENAS em sexo e idade, por exemplo, mas sim em hábitos de consumo e até mesmo entender o dia a dia do consumidor. Onde ele está, o que ele faz todos os dias, o que faz nos momentos de lazer, o que gosta de assistir… enfim, é preciso entendê-lo cada vez mais!

    Parabéns pelo texto e pela série, agregou e muito para o Ideia!

    Abraços

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  2. Very Good a série. Para fechar com chave de ouro poderiam consultar algum técnico da área para indicar passos importantes na configuração de servidor e disparo destas mensagens. Sei que o site não é sobre tecnologia, mas geralmente, quem gerencia muitos servidores de disparos de e-mails por aí é uma pessoa só que tem que entender um pouco de marketing e tecnologia da informação ao mesmo tempo.

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  3. Olá Rodrigo parabéns pela serie de artigos ela foi realmente ótima, a segmentação no e-mail marketing ela feita de muitos elementos, e os testes tem mostrado que quanto melhor for a segmentação mais eficiente se torna a campanha de e-mail marketing.

    Um grande abraço

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