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Pesquisa de Mercado: você faz as perguntas certas?

Pesquisa de Mercado: você faz as perguntas certas?

A Pesquisa de Mercado é uma fase fundamental do processo de Marketing, pois em seus resultados serão lastreadas várias decisões.

Nos tempos de faculdade me assolavam alguns questionários de pesquisa de mercado, que passavam pelas minhas mãos e agrediam o bom senso de qualquer aspirante a profissional, buscava consolo no fato de ser ali o ambiente exato para experimentar, errar e aprender. Mas eis que já no mercado de trabalho, tenho a desagradável constatação de que o senso crítico dos profissionais de marketing não sofre mágicas alterações pelo peso do diploma e que a zona de conforto, alimentada pela benevolência dos professores universitários, será mantida por tempo indeterminado.

A grande maioria dos questionários tem um único objetivo: transferir ao consumidor a responsabilidade da decisão. É comum, por exemplo, encontrar questionários com perguntas do tipo: você compraria um novo produto, inovador, de preço acessível e de ótima qualidade? A pergunta de qualquer um, logicamente é óbvia: SIM. Agora você seria corajoso o bastante para incluir na pergunta acima os pontos negativos do tal produto “vendido em poucos estabelecimentos”, “manutenção onerosa”, “design obsoleto”, etc. Pois, somente assim, você poderia ter uma noção exata de qual seria o comportamento do seu cliente perante seu novo produto.

Perguntas e a pesquisa de mercado

Convido você a refletir como teria sido a pesquisa de mercado que antecedeu o lançamento do iPad em 27 de janeiro de 2010 pela Apple. Será que Steve Jobs inclui perguntas que trariam resultados duvidosos como o exemplo citado acima e com o risco enorme de alterar a concorrência sobre os futuros planos da empresa?

Henry Ford disse uma vez: “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”. É muito comum que nem mesmo os consumidores saibam o que eles realmente precisam, mas quando veem um novo produto que resulta em uma real solução para seus problemas, exclama o velho e conhecido bordão: como ninguém pensou nisso antes?!

Quando psicólogos e psiquiatras precisam definir traços da personalidade de uma pessoa, eles não chegam até o paciente e lhe perguntam: O senhor possui esquizofrenia? Ou o senhor é um psicopata? Isso porque, perguntas diretas sobre determinado tema permite que o entrevistado “saiba o que você quer saber”, e isso, pode lhe dar uma resposta apenas para entrar em conformidade (Aqui vale conferir a Teoria da Conformidade de Asch) o que invalidaria todo o trabalho de pesquisa.

A pergunta certa

Se você quer saber, por exemplo, se o seu entrevistado acha que a escassez de água potável no mundo é um problema, tente abordar o assunto de forma indireta, como o exemplo abaixo:

8- Em relação a água apropriada ao consumo que existe no mundo, você acredita que ela deva:

(  ) Acabar em até 5 anos

(  ) Acabar em até 10 anos

(  ) Acabar em até 50 anos

(  ) Acabar em até 100 anos

(  ) Acabar em até mil anos

(  ) Acabar em mais de mil anos

(  ) Nunca irá acabar

Neste exemplo, você poderá ter uma noção exata da urgência que seu entrevistado vê para o problema e poderá concluir que, caso a resposta dele seja superior as opções que abrangem mais de 50 anos para o fim da água apropriada para o consumo na Terra, essa preocupação se dá por conta do mundo que ele deixará para seu (sua) filho (a).

A pesquisa de mercado é uma fase fundamental do processo de Marketing, pois em seus resultados serão lastreadas várias decisões. Por isso, dedique tempo a esta etapa, faça quantos testes forem necessários antes de iniciar a coleta de dados, e busque interpretar os números mais profundamente do que os resultados absolutos e percentuais. Faça o cruzamento das respostas e entenda o perfil dos consumidores que apresentam um comportamento semelhante. Enfim, faça da sua pesquisa uma aventura de descobertas e desbravamentos. Não adianta você olhar para seu cliente, é preciso olhar para onde o seu cliente está olhando.

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Rodrigo Fukunaru

4 comentários sobre “Pesquisa de Mercado: você faz as perguntas certas?

  1. Legal, agora quero eniar uma ideia.
    sou dona de casa,e para arear cabos de panelas e chapinhas de fogão,
    sou obrigada a acabar com minhas unhas.
    Que tal se vc lansace uma escovinha,tipo escova de dente, mas em aço?
    um quite com uma base e 10 rifis seria o maximo.
    muito obrigada

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