fbpx

O problema está na nova Timeline ou em você?

O problema está na nova Timeline ou em você?

Como já era de se esperar muitas pessoas reclamaram da nova Timeline do Facebook. E por que já era de se esperar? Primeiro porque nenhuma mudança irá agradar a todos, principalmente em uma rede com milhões de usuários ativos diariamente. E outra porque quando falamos de plataformas digitais ou produtos tecnológicos, há uma certa rejeição inicial à coisas novas, as pessoas têm preguiça de aprender  o que já penaram para entender antes. Vai me dizer que quando você migrou do Orkut para ao Facebook você não se manifestou com um “Não entendo nada desta coisa”, “Esse negócio é horrível” ou algo do tipo?

Mas será que esta rejeição não pode dizer bastante sobre você profissionalmente?

Já sabemos que grande parte dos candidatos a vagas profissionais são analisados, com um peso semelhante, pelo o que falam e fazem na internet. E mesmo aos que tomam muito cuidado com sua imagem nas redes, alguns descuidados que aparentemente são inofensíveis podem “queimar o filme” para esses.

Voltando a nova Timeline, conheça como algumas reações podem dizer sobre seu perfil profissional:

Eu te odeio, Timeline

Obviamente você não precisa gostar de tudo (e nem deve). Porém, quando críticas à uma mudança são feitas sem o mínimo pudor e sem argumentos que as justifiquem, isso pode mostrar muito mais sobre o que você é além de uma simples reclamação.

Ao analisá-lo o empregador pode supor que você não é capaz de lidar com pequenas mudanças ou ainda que suas reclamações são feitas antes mesmo de tentar.

Você não sabe adaptar-se

As empresas mais competitivas do mercado são aquelas que estão em constante mudança e evolução. Você é capaz de adaptar-se à elas? Este é outro ponto que sua rejeição pode transmitir.

Existem muitas coisas novas na nova Timeline que podem ser usadas de forma agregadora em sua imagem profissional. Contar uma história sobre você, usar uma capa criativa, enfim.

Quando você se mostra engessado a um processo ou estrutura, sem levar em conta as mudanças positivas, pode também mostrar-se preso a uma forma de trabalhar ou ao uso de ferramentas antigas.

A preguiça da edição

Uma das grandes reclamações à nova Timeline é que nosso passado agora é muito mais acessível. Porém, as configurações de privacidade são as mesmas.

Você gostaria que um empregador visse suas publicações de 2007, por exemplo? Talvez (ou com certeza), não.

Portanto, negligenciar a edição do seu perfil pode ser um grande erro. Este é um cuidado que você precisa ter pois sua imagem pessoal está estampada no Facebook, não fazer esta edição (ou atualização) é o mesmo de você ter um currículo igual á 5 anos.

Estes itens são exemplos dados apenas a Timeline, mas pense em todos os temas que você aborda no dia-a-dia: o que minha reação nas redes sociais dizem por mim? Pensar nisso pode ser uma boa forma para você pensar em seu perfil profissional.

Inspirado em Top 3 Mistakes Job Seekers Make on Facebook Timeline 

0

Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

11 comentários sobre “O problema está na nova Timeline ou em você?

  1. Acompanhei, junto com o pessoal da Luego, o lançamento da timeline naquela mega-conferência do Face. Ali vimos os porquês da mudança, e o discurso apaixonado dos designers sobre. Uma frase que marcou foi “vimos que o perfil do Facebook era a oportunidade mais negligenciada de storytelling do século xxi”. Depois dessa, compramos a idéia fácil. (e não me arrependo!)

    0

    [Reply]

    Paulo Lima Reply:

    Willian, obrigado pelo comentário!

    Compartilhe conosco se tiver o link :)

    Com certeza a nova timeline trouxe diversas possibilidade, e uma das principais foi a de podermos contar nossa própria história!

    0

    [Reply]

  2. Hahah, eu sou uma das que reclamava!
    POrque acho meio confuso essas duas barras, tipo, você tem que ler em zig-zag rs

    Mas, o restante é bem bacana… profissionalmente falando.
    A organização cronológica, ajuda bastante.

    Taí, vou agregar a mudança ao meu perfil rs!

    beijos

    0

    [Reply]

    Paulo Lima Reply:

    Sim, Natália! Eu também tive algumas dificuldades iniciais e nem tudo aceitei numa boa, mas acredito que o principal seja nos adaptarmos e extrairmos o melhor, agregando a nossa favor!

    Obrigado pelo comentário, um abraço!

    0

    [Reply]

  3. Gosto da timeline, cheguei a fazer o esquema de desenvolvedores para adquirir a “novidade” bem antes do lançamento oficial. A timeline deixou o Facebook mais dinâmico, facilitou a leitura e a busca de atualizações anteriores, além de poder compartilhar links e comentários com seleção de pessoas ou listas.

    A única coisa do qual não gosto, embora não tenha visto, é o tal do “mude a cor da sua timeline”, porque isso remete a lembranças do Orkut, estragando toda a harmonia da paleta de cores de uma rede social. Acho que para deixar o perfil mais “a sua cara”, personalizar a capa e a foto, já seria um ótimo começo.

    0

    [Reply]

    Paulo Lima Reply:

    Muito legal seu comentário, Gustavo! Falou tudo! Muitas vantagens agregaram para nós!

    Quanto ao mude de cor, não conheço a ferramenta, poderia nos falar mais sobre?

    Obrigado pelo comentário, abraços!

    0

    [Reply]

  4. Eu me adaptei muito fácil, adoro criar capas diferentes, tanto pro Facebook quanto para o Twitter. É mais fácil localizar as publicações por ano e ficou muito melhor a visualização porque que, as duas colunas, proporcionam ver mais coisas ao mesmo tempo, assim fica mais fácil comentar curtir e ler tudo sem ter que ficar rolando a barra.

    O Twitter mudou também e a adaptação foi ótima. Não critico mesmo, e acho que ainda vai mudar muita coisa. Inovação sempre!

    0

    [Reply]

    Paulo Lima Reply:

    É isso aí, Sarah! Estou contigo. rs

    E falando em Twitter, eu achei as modificações deste ainda melhores, foi uma ótima evolução! =)

    Obrigado por comentar e volte sempre, abraços!

    0

    [Reply]

  5. Bom artigo!
    Concordo com seu texto.
    Penso que o maior problema é o controle do próprio indivíduo,pois se estou numa mídia social, tenho que ter a maturidade de saber o que devo ou não escrever, para não precisar ficar apagando incêndio depois.
    Se olharmos de forma estratégica, a time line é uma ótima oportunidade, pois você poderá apresentar todo seu trajeto profissional.

    0

    [Reply]

    Paulo Lima Reply:

    Obrigado, Paulo! Pela visita e pelo comentário.

    Isso é verdade, agora temos que ficar ainda mais atentos com o que vamos postar, pois isso ficará registrado, a “um fácil acesso”, para sempre.

    Mas acredito que no geral tenha sido uma ótima modificação sim.

    Um grande abraços

    0

    [Reply]

  6. Acho que quando vão mudar algo deviam dar a pessoa a opção de querer participar da mudança ou não, deveria ter a opção usar a Timeline ou não usar! Tudo o que é imposto não presta!

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *