8 dicas úteis para a administração do seu tempo

8 dicas úteis para a administração do seu tempo

Acredito que uma das grandes dificuldades enfrentadas (principalmente) entre os jovens no mercado de trabalho seja a difícil tarefa de administrar o tempo. Ainda mais no mundo mercadológico, onde a inspiração é um dos principais recursos (e ferramentas) de trabalho.

Algumas características da geração Y, como ansiedade e distração, assumem parte da responsabilidade pelo desespero em não conseguir fazer bom uso do tempo durante o dia.

Igor Ovsyannykov, em um artigo para a Inspirationfeed, pontuou 8 maneiras muito úteis de administrar melhor o tempo no trabalho. Irei reescrevê-las aqui aliadas com um pouquinho do que sinto e passo (com toda essa dificuldade de administração do tempo):

Prioridades

Não deixe que as tarefas menores atrapalhem as maiores. Foque sua atenção no que é mais importante no momento! Claro que tudo é uma questão de equilíbrio, mas deixar-se desviar a atenção a todo momento com problemas menores pode minar um trabalho mais urgente ou importante.

Plano Produtivo

Já percebeu a oscilação do seu ânimo e motivação durante o dia? Algumas pessoas trabalham melhor a tarde; outras estão com as energias a mil logo pela manhã, por exemplo. Tente definir qual é o melhor horário (ou período) produtivo do seu dia. Que tal colocar as “prioridades” para esse horário? Assim, as tarefas mais simples podem ser resolvidas com mais tranquilidade e menos estresse.

Procrastinação

Enfrente as coisas de frente! Adiar serviços levando em conta o prazo pode ser um dos maiores erros que possa cometer. Se você  tem um prazo de seis horas, mas sabe que pode terminar em quatro, utilize esse “tempo a mais” para revisões, testes (quando possível) ou até para tentar chegar à uma solução melhor. Além disso, a pressão para o resto do dia irá diminuir e seu rendimento com certeza aumentar.

E-mails e Telefonemas

Obviamente nem sempre temos o controle de opção em responder, ou não, e-mails e telefonemas. Mas tentar determinar horários para a resposta deles, avisando e até reeducando clientes e colegas de trabalhos, pode ser uma boa alternativa para que você mantenha a concentração no que está fazendo, não desviando o foco do seu objetivo principal no momento.

Delegue funções e tarefas

Se há a possibilidade de delegar tarefas a outros funcionários, não tenha medo de passar algo a alguém com o receio de que a tarefa não seja cumprida ou que não sairá exatamente como gostaria. Essa é uma dificuldade enfrentada principalmente por proprietários que veem suas empresas crescerem. Lembre-se que você não pode fazer tudo sozinho e que para o desenvolvimento de qualquer empresa, é preciso encontrar o momento certo para delegar tarefas, não concentrando diversas funções em uma pessoa só.

Organize sua área de trabalho

A desorganização pode refletir diretamente em seu trabalho. Dê uma olhada em sua volta. Se seu espaço está repleto de papéis e post-it, é hora de se organizar para que nada fuja de controle ou seja esquecido. Um bom exercício é tentar reorganizar tudo isso de uma forma on-line (cronogramas, planejamento semanal ou descrição de trabalhos).

Encontre tempo para si mesmo

Mesmo o mais organizado funcionário pode sofrer com um bombardeio de interrupções de colegas de trabalho ou até mesmo do chefe com solicitações e perguntas. Quando precisar se concentrar, deixe claro que precisa de um tempo para pensar, e para que evitem chamá-lo. Para quem trabalha com planejamento ou criação, por exemplo,  sabe que este tempo para si é muito importante no processo criativo.

Mantenha notas

Anote tudo que você precisa fazer durante o dia e vá realizando de acordo com prioridades. Se você fazer isso pela manhã irá conseguir aproveitar muito mais seu dia, principalmente por não tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Listar o status de cada nota também é uma boa maneira de “não se perder”. Mas lembre-se, mantenha sempre o equilibrio. Muitas anotações e papeis em sua mesa (como citado acima), podem fazê-lo se perder ainda mais.

Adapte cada dica a sua realidade e boa sorte! Administrar o seu tempo pode aumentar e melhorar sua produtividade.

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Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

8 thoughts on “8 dicas úteis para a administração do seu tempo

  1. Olá!!!
    Achei ótimo, mas também acho importante mencionar que muitas pessoas se embolam, se atrapalham de verdade por causa das redes sociais. Essa coisa de acompanhar tudo ao mesmo tempo e ter o receio de parecer desinformado acaba fazendo com que muitos profissionais não cumpram prazos e se enrolem com o volume de trabalho. Creio que ter horários específicos para dar uma passada pelas redes é bastante adequado.
    Forte abraço para todos!!!

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    Paulo Lima Reply:

    Naira, obrigado pelo comentário!

    Com certeza, você está certíssima. É muito complicado controlar esse acesso hoje. Principalmente em agências (por exemplo) em que as redes sociais são liberadas, manter um equilibrio sadio de acesso é dificílimo.

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  2. Paulo, ótimo teu texto! Realmente são dicas importantíssimas e que só vem pra ajudar seus leitores!
    Muito obrigado mesmo!
    O ponto que a Naira tocou também é muito importante! Vale pensar no assunto!
    Forte abraço a todos!

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    Paulo Lima Reply:

    Rafael, obrigado pelo comentário! Fico muito contente em poder contribuir de alguma forma. :)

    Realmente as redes sociais geram alguns problemas na administração do tempo, é preciso manter um equilibrio para que isso não afete o trabalho.

    Abraços e seja sempre bem-vindo no Ideia!

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