fbpx

Hei chefe, deixe de mesquinharia!

Hei chefe, deixe de mesquinharia!

O que você sente ao ouvir seu gênero musical preferido? E ao sentar em uma cadeira confortável? Talvez você não saiba (ou talvez seu chefe não saiba), mas todas essas sensações positivas interferem e muito na produtividade do seu trabalho.

Assim como em qualquer ação, tanto pessoal quanto profissional, o ser humano sente necessidade de algumas atenções especiais e que muitas vezes são vistas como luxo desnecessário. Mas acredite, não é! Há algum tempo (pra ser mais exata em 1927) uma pesquisa foi realizada em uma fábrica em Hawthorne, nos Estados Unidos, para observar os efeitos das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Uma das fases da pesquisa foi feita com 5 mulheres que passaram a trabalhar em uma sala separadamente do restante dos operários, com os seguintes objetivos : determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho (período de descanso, lanches, redução no horário de trabalho, etc.). A fase da pesquisa foi basicamente essa:

  • Incluiu-se 2 intervalos de 5 minutos durante o dia = AUMENTO DE PRODUÇÃO
  • O tempo dos intervalos passou de 5 para 10 minutos = AUMENTO DA PRODUÇÃO
  • Colocaram mais um intervalo, passando a ser 3 intervalos de 5 minutos de manhã e a tarde =  A PRODUÇÃONÃO AUMENTOU (as moças questionaram a quebra de ritmo no trabalho)
  • Retornaram para dois intervalos de 10 minutos, com um lanche leve = PRODUÇÃO AUMENTOU NOVAMENTE
  • Reduziram o tempo de trabalho (antes as moças saíam às 17h e passaram a sair às 16h30) = AUMENTO DA PRODUÇÃO.
  • Redução da saída para às 16h = PRODUÇÃO PERMANECEU ESTACIOANDA
  • Retorno do trabalho até as 17h com as mesmas condições anteriores = PRODUÇÃO AUMENTOU E MUITO
  • Estabeleceram a semana de 05 dias, com sábados livre = PRODUÇÃO CONTINUOU A SUBIR
  • Por último, voltou-se às condições do início da experiência e inesperadamente, a produção atingiu um índice jamais alcançado anteriormente

Aí você se pergunta o porquê da produção aumentar tanto mesmo voltando para as antigas condições. A resposta é simples: as moças perceberam que alguém se importava com elas e que estavam prestando atenção em suas reações.

Mas voltando para os dias atuais, não é preciso fazer uma grande pesquisa para constatar os benefícios de uma pequena atenção vinda de cima. Tenho certeza que uma boa música, uma sala ventilada em dia de calor, uma cadeira confortável, já fizeram seu humor mudar da água para o vinho num dia cheio de trabalho. Se ainda não parou para reparar, repare e verás!

E mesmo com todos esses resultados e até com os do cotidiano, ainda existem chefias que consideram esses fatos como gastos desnecessários, luxo ou até mimos sem fundamentos. Hei, chefias, deixem de mesquinharia, não é só o funcionário que ganha, você ganha muito mais.

0

Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *