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A importância do Naming

A importância do Naming

Sejamos redundante e vamos começar do começo.

Isso porque o mercado competitivo exige, ou sua marca é relevante ou simplesmente, não é. Não existe meio termo. Então basta fazer tudo direitinho desde do início? Não. É preciso fazer isso e mais um pouco.

Com isso, ao planejar seu produto, sua nova empresa, comece bem desde do início e saiba escolher um bom nome. Parece óbvio mas poucos tomam este cuidado. Tem muita gente que ainda acha que “Jorge Celulares” ou “Bar do Zé” ainda é a melhor escolha. Não que não seja, talvez seja um nome legal, a questão é: como você chegou neste nome?

O estudo e definição do nome da empresa, se chama “Naming”. Considero este estudo um dos mais difíceis da profissão, porque chegar a um bom nome envolve fatores como:

  • Relação com o negócio: O nome precisa ter uma relação com o negócio, o segmento que a empresa irá atuar. Mas engana-se quem acha que é preciso ter no nome alguma relação óbvia com o produto ou cidade em que a empresa se localiza. Vamos dar um exemplo genérico, se a empresa localiza-se em Suzano, “Zé da Carteira” ou “Suzano Carteiras”, seriam nomes fortes? Provavelmente não. Volto a dizer que tudo é questão de estudo.
  • Personalidade da Marca:  Nesta etapa, de definição do nome, já existe um planejamento de posicionamento e plataforma de marca (pelo menos espera-se). Portanto, deve-se seguir este planejamento para que o nome se fortaleça junto com as outras ações da marca.
  • Pense no seu consumidor: O que o seu consumidor espera do seu produto? O nome é um dos primeiros contatos que ele terá com sua marca, então, qual a relação que o nome terá com ele?
  • Sonoridade: É preciso unir os três tópicos acima à sonoridade. Lembre-se sempre da localização da sua empresa. Principalmente brasileiros que gostam de um nome em inglês, colocando aquele tom brega e sujando a imagem desde do início da empresa.
  • Nomes iguais:  Já aconteceu de você ter aquela ideia geinaaal e quando vai pesquisar a ideia já existe. Pois é, para nomes então essa coincidência triplica. Porém, graças a internet a pesquisa por essas ideias iguais se tornou bem mais prática e fácil.
Bem, é isso que eu queria compartilhar. Agora é pensar, estudar, estudar e estudar.
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Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

2 comentários sobre “A importância do Naming

  1. Muito bom Paulo o aartigo que vc. escreveu.Realmente o nome para uma Empresa ou produto tem muita importância.E muito difícil chegar a uma conclusão para o nome.Qd. fomos escolher o nome do Pedcafé por exemplo pensamos em umas cinco opções nomes mais bonitos tradicionais, o nosso medo na época era de não ficar brega pejorativo o duplo sentido.Espero que nós tenhamos acertado.E vc. o que acha do nome PEDCAFE.

    Vcs. deveriam está escrevendo estes artigos para alguma revista da região ou jornal.Ja pensaram nisto?Beijos

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  2. Márcia, obrigado pelo comentário!

    Eu gosto bastante do nome Pedcafé, foge de esteriótipos e mantêm um relacionamento legal com o tipo de consumidor do café.

    A decisão do nome é bem difícil mesmo, nós da agência estudamos BASTANTE para chegar a um nome legal.

    Pensei nisso já mas preciso ainda melhorar em alguns pontos nos textos rsrs

    Obrigado, Abraços

    Paulo

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