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Marketing de dentro para dentro

Marketing de dentro para dentro

Alcançar a satisfação total dos clientes sempre foi e sempre será uma das principais metas a serem atingidas pelas empresas. Mas será que os empresários estão realmente agindo certo para que isso aconteça?

Nos dias de hoje, é comum ver empresas investindo milhões em novas tecnologias, selos de qualidade, ações de marketing e propagandas para que seus clientes sempre cruzem a portaria da recepção com um sorriso no rosto. Pode-se dizer que o caminho não está errado, porém, há uma etapa anterior a ser seguida. O empresário deve, primeiramente, satisfazer seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores. A fórmula é simples: onde existem colaboradores satisfeitos e motivados, o bom resultado aparece! O colaborador deve acreditar no produto que vende, deve sentir-se parte da empresa, desse modo, sua credibilidade estará sempre em alta com o cliente externo. Em outras palavras, a satisfação interna irá refletir na satisfação dos clientes da empresa, gerando melhores e maiores retornos. Entretanto, essa atitude não acontece num estalar de dedos. É ai que entra do endomarketing!

Endomarketing é a integração do marketing com o RH que promove a interação funcionário X empresa, criando métodos motivacionais, interação com os familiares, treinamentos, valorizações e ações do gênero para que a satisfação no ambiente de trabalho seja sempre favorável.

Para impactar o cliente externo, o marketing precisa usar de várias ações positivas em seu cliente interno, da mesma forma em que estudaria qualquer outro cliente. Já o RH trabalha com a realidade efetiva dos funcionários. Com essa unificação, o endomarketing tem gerado excelentíssimos resultados aos maiores interessados.

A equipe do Rh conhece, mais que ninguém, os pontos fortes e fracos de seus colaboradores. Já a do marketing domina o mundo mercadológico a ser explorado. É necessária a integração dos dois setores, do contrário, nada poderá ser executado com coerência.

Hoje em dia a maior parte do mercado está ciente e assina em baixo a favor da implantação do endomarketing, porém, ainda há muita resistência em colocá-lo em prática, não pelo seu custo (diga-se de passagem, não é alto, um simples “obrigado” pode ser um começo), mas sim por desconfiança e medo da maior parte das diretorias em perder o poder.

Para finalizar e deixar claro o retorno que o endomarketing oferece, citarei como exemplo uma empresa que adotou a ferramenta e, está cada vez mais em evidência no mercado apresentando um crescimento constante, uma empresa conhecida como GOOGLE! O Google se preocupa com seu colaborador e busca mantê-lo motivado valorizando seu trabalho, pois sabe que seu público interno trabalha com criatividade e precisa ser estimulado e gerar ideias inovadoras a todo o momento. Além de focar na área de recrutamento e seleção, o Google tem sua própria cultura, proporcionando em todos os setores o bem estar do funcionário em primeiro lugar. Há relatos que um grande número de pessoas já trocou (e continuam trocando) seus empregos, nos quais os salários eram superiores aos oferecidos no Google, somente para compartilhar o prazer e a satisfação em trabalhar numa empresa que olha para o funcionário com prioridade. E não há o que contestar sobre os resultados benéficos ao Google. Ou preciso mostrar seus índices de satisfação e resultados internos para provar de vez que o endomarketing funciona?

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Mariana Melissa

Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com

4 comentários sobre “Marketing de dentro para dentro

  1. Também acredito nisso.O colaborador é o maior capital da empresa.É preciso investir e valorizar o colaborador.Muito bom o texto do Endomarketing.Manda mais Um abraço.

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  2. Sempre adorei essa proposta que a Google executa tão bem. Trabalho num lugar que necessita de criatividade, e ficar 9hs fechada numa sala não ajuda muito. Seria ideal que as empresas levassem isso mais a sério, mas tem muitas empresas que não cumprem nem a lei, quem dirá colocar o endomarketing em prática. As pessoas tem que entender que ninguém cresce sozinho, e que uma empresa não seria nada sem os seus colaboradores.

    Adorei o texto!
    Mandando bem o pessoal por aqui rs :)

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  3. Muito bom o texto.Adorei.O endomarketing é uma ferramenta tão importante quanto uma comunicação bem feita, no sentido de fazer com que o colaborador acredite na sua empresa e no que faz, se sentido parte integrante dela. Ele se sentirá melhor e trabalhará mais satisfeito, produzindo mais e melhor. Sem motivação não chega-se a lugar nenhum.

    Fátima Nascimento
    Relações Públicas e Especialista em Endomarketing

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  4. Mariana, bom dia! Ótimo texto, parabéns!
    Estou elaborando um plano de endomarketing e gostaria de saber se você possui um roteiro, algo que me dê a direção certa.
    Não sei como exatamente como começar… Aqui onde atuo existem algumas ações, mas elas nunca foram mensuradas… Como devo começar?
    Existe algum material que ajuda no início, meio e fim?

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