fbpx

República Popular do Corinthians e os times apaixonantes

República Popular do Corinthians e os times apaixonantes

Não sou Corinthiano!

Mas preciso admitir o quanto este time está sendo eficiente em suas campanhas e ações.

Isso deve-se muito ao fenômeno Ronaldo. Eu digo isso pois depois que ele chegou que os profissionais de marketing do time viram o quanto pode-se explorar a imagem de um jogador, e além de disso, de um time. O time mais popular do Brasil com cerca de 30 milhões de torcedores.

Os times de futebol são marcas. E marcas apaixonantes.  O fato é que os times aprenderam a fazer marketing e a usar essa paixão. Aprenderam a fazer branding e a gerenciar suas marcas. Por outro lado, existem muito fatores contra uma boa gestão, pois envolve pessoas, os jogadores. Não basta ser um craque, se no dia do jogo tal jogador estiver com dor de cabeça e jogar mal, sua imagem acaba desgastada. Sem contar nos baladeiros, por ex., que degridem a imagem de organização e ordem dentro de uma equipe.

E temos também os ídolos (como o Ronaldo). Há 40 anos atrás, a imagem de um ídolo não era tão explorada como hoje.  Isto cresce a cada dia.

Bem, enfim, vejam a campanha criada pela Nike:

A campanha dá uma aula de marketing e suas tendências, explorando muito bem o design estratégico e branding sensorial, fazendo com que houvesse um relacionamento emocional com os clientes ( no caso, os torcedores). Explorou muito bem o conceito inicial e abriu o leque no final para novas ações.

Só para encerrar, fica a questão: você mais ama alguma marca no mundo que não seja seu time?

 

0

Paulo Lima

Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.

2 comentários sobre “República Popular do Corinthians e os times apaixonantes

  1. Exploraram de uma tal forma que em todo shopping hoje é possivel encontrar uma loja destinada somente para o publico corinthiano, até mesmo elitizando um pouco a marca, saindo do padrão de corinthiano favelado, vendendo varios outros produtos desde roupas infantis e femininas até artigos de decoração.Até mesmo o “famoso” canto “Louco por ti Corinthians” foi uma forte estratégia marketeira corinthiana, lançado pela propria quadrilha,digo..torcida!
    (me corrija se estiver errada =))

    0

    [Reply]

    mottadelima Reply:

    Mariana Melissa, haha é isso mesmo.
    O fato de encontrarmos lojas do Corinthians pelos shoppings dá-se (ao meu ver) com intenção de atingir o público em seu todo.
    A torcida do Corinthians é enorme e de todas as classes. As lojas dos shoppings tem o papel de atingir a classe mais alta e até mesmo em um momento mais sossegado (longe dos grandes centros da cidade).

    “Os gritos” da torcida organizada são como ações de relacionamento que envolvem as pessoas criando um laço de paixão e manifesto! Não sei se há profissionais por trás disso, mas acredito que seja pura paixao de torcedores comuns mesmo. =)

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *